SALA DE LEITURA DA EAT

SALA DE LEITURA DA EAT
Vê-se CS Lewis no Quadro Central, ladeado por seus livros, o Busto de MacDonald à direita e a "Vela do Saber" acesa.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Mais um mistério proposital de Deus para o homem moderno

Uma estranhíssima formação de nuvens em forma hexagonal é vista em Lurgandra (Saturno) há quase 30 anos, o que por si só já constitui mistério pra lá de suspeito, dada a pergunta óbvia: como uma nuvem dura tanto tempo com a mesma formação? Ou como pode um amontoado de fumaça se juntar coerentemente, e não em círculo (o que já seria problemático de explicar), mas na forma de um dos sólidos geométricos mais perfeitos? (o hexágono, mesma forma com que as abelhas constroem suas colméias). Tamanho mistério suscitou até uma pergunta meio-hilária por parte de um dos técnicos da NASA a observá-lo intrigado: “haveria alguma abelha gigante no pólo saturniano?”... – Mas a pergunta séria seria: “o hexágono é formado com base em algo operando na superfície ou na altas camadas estratosféricas do planeta?”... - Enfim, é matéria para nossos alunos e pesquisadores investigarem bem, uma vez que se trata de um fenômeno insólito na superfície de Lurga, planeta onde CS Lewis disse haver uma espécie de “comando” dentre os planetas exteriores. Para conferir a matéria em questão, basta clicar no título deste post.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Quem tocaria fogo numa árvore dessas?

Somente CS Lewis pode responder essa...
Nós não podemos responder como Jack. Mas, pelo menos, oferecemos um poema pela tristeza desse crime...

Quem matou a Deusa Cipreste?

Uma notícia ruim nos chocou profundamente.
Contaram sobre uma deusa que foi queimada
sem qualquer razão por um vil desconhecido,
que não deixou rastro para a perícia experiente
e nem para a polícia florestal que está abalada
e até apavorada com este tal crime cometido.

Porém alguém no Além saberia perfeitamente
e um dia escreveu sobre a maldade praticada.
Ele viu com seus próprios olhos o merecido
castigo que tal criminoso sofreu num repente,
sendo expulso para a solidão mais angustiada
de uma depressão do espírito mal escondido.

Foi o grande Jack que narrou magistralmente
o assassinato das árvores na Nárnia visitada
por 4 meninos ingleses e um Leão destemido.
Este apresentou o assassino separadamente,
camuflado como uma feiticeira tresloucada,
a qual queria ter o domínio de tudo assumido.

Por isso ela foi golpeando desgraçadamente
cada carvalho, mogno e sequoia encontrada,
com o machado do feitiço negro introduzido
como veneno antisseiva aplicado na mente.
A alma de uma dríade até correu assustada
e veio chorar perto de um Jack “imiscuído”.

Foi isto o que aconteceu agora recentemente
com aquela Deusa Cipreste hoje noticiada.
Explicações se darão por quem for investido
de descobrir a verdade deste crime comovente.
Por que matar uma árvore que já era plantada
desde que Jesus veio em pele humana vestido?

[PS: Veja a notícia clicando no título deste post].

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Brigas entre padres, pastores e clérigos em geral: uma vergonha!

No último Natal de Cristo os noticiários nos fizeram conhecer uma notícia triste para quem segue o Cristianismo Autêntico de CS Lewis, nos fazendo lembrar que Jack chegou a pensar que o Cristianismo ainda deve estar engatinhando na história da Revelação, justamente por causa das brigas e intolerâncias freqüentes no meio da Cristandade. (Vejam esta notícia clicando no título deste post). O que nos impacta e entristece nesses casos é a irresponsabilidade dos ditos “homens de Deus” em não se lembrar do terrível mau exemplo que os mesmos dão para a Humanidade, sobretudo para as almas que ainda não são cristãs e que “presumivelmente” deveriam ser ‘atraídas’ ao aprisco de Cristo, e não repelidas! Isto é de uma tristeza enorme, e certamente enche de lágrima os olhos de Deus, perfazendo a dor do Espírito Santo com a visão de uma irmandade tão desunida quanto a nossa. Ao contrário, quando deveríamos estar todos lutando pelo Ecumenismo, damos estes infelizes sinais de uma imaturidade gritante (ou brigante!), que afronta diretamente a Palavra de Deus, como se pode ver em I Co 3; Hb 5,12-14 e João 17. Uma lástima que só nos dá vergonha de ler e mais ainda de repassar!...

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Artigo do Prof. JV recebe menção de destaque no site de escritores chamado “Para-ler-e-pensar”

Um artigo do Prof. JV. intitulado “Nenhum de nós é o que parece ser agora” acaba de receber uma menção de destaque num site parceiro da Livraria CULTURA, chamado “Para ler e pensar”. O artigo ficará uma semana na coluna de destaque e os amigos e alunos da EAT poderão acessá-lo no próprio site da livraria (www.paralerepensar.com.br). Já se alguém clicar no título deste post verá o filme (comercial) que mais se aproxima da mensagem do Artigo do Prof. JV, no qual se expõe toda a vida humana em apenas um minuto de filmagem. Quem leu poderá responder: “Qual das etapas representa o “eu” verdadeiro?”...

domingo, 8 de janeiro de 2012

Um padre da terra de CS Lewis e um pastor dão exemplo de Ecumenismo a toda a Cristandade

Imaginem os irmãos que em Fortaleza, nossa linda Terra da Luz, existe um padre católico, nascido na Terra de CS Lewis (Irlanda), na cidade de Waterford, muito bem relacionado com a igreja Batista, e com a qual fez/faz um programa de televisão muito interessante, chamado “Falando Sério do Amor de Deus”, junto ao pastor Samuel Munguba Junior, da “Comunidade do Amor”. Aliás, o grande trunfo do programa é justamente ser uma das únicas vozes realmente ecumênicas de nossa cidade, embora esta palavra raramente se ouça ali. Além do mais, em contrário, ouvimos com tristeza a notícia de que o pastor Samuel, por causa de sua amizade com o sacerdote católico, jamais teve a sua imagem 100% benquista junto ao “laicato protestante”, que considera impossível qualquer traço de união “entre as trevas e a Luz”, tal como se expressam neste mister. Nós da EAT, ao contrário, parabenizamos e louvamos o pastor Samuel pela iniciativa isolada e heróica, com a qual dá uma linda lição de harmonia e fraternidade cristã, com a qual todos nós deveríamos dar exemplo para a salvação da Humanidade (João 13,35). Numa época onde há tanto preconceito, Pr. Samuel brilha como uma luz divina nas trevas da ignorância. O detalhe: o padre se chama, prestem atenção, “Brendan Coleman McDonald”, e nossas pesquisas indicaram que há boas possibilidades daquele sacerdote ter, nas origens mais remotas de sua família, alguma relação de consangüinidade com o grande George McDonald, mestre espiritual de CS Lewis e principal personagem do livro “The Great Divorce” (O Grande Abismo). Finalmente, clicando no título deste post, o amigo pode ver o BLOG do pastor Samuel, servo de Deus que entendeu direitinho a mensagem do Ecumenismo.

domingo, 1 de janeiro de 2012

O melhor Papa foi diferenciado do Alto...

Neste dia 1º de janeiro de 2012, como início de um ano de mau agouro segundo os atuais boatos, decidimos sugerir aos nossos alunos, irmãos e amigos, que assistam um vídeo postado no Youtube (clique no título deste post para vê-lo), o qual traz uma notícia bombástica e impressionante, embora, para quem já vinha estudando João XXIII e o Vaticano II, não chega a ser nenhuma novidade, dada a elevada estatura espiritual daquele representante de Cristo. O vídeo simplesmente traz a palavra de um assessor oficial da Santa Sé dizendo que o grande João de Deus teve contato com ETs e que isto se tornou SEGREDO DE ESTADO no Vaticano, tal a seriedade das implicações daquelas ocorrências, tratadas com todo sigilo possível. É claro que o vídeo está em italiano, pois não recebeu ainda legendas em português, e assim espera tradutores. Entretanto, mesmo para quem não conhece o italiano, é possível entender muito bem o que está sendo dito, e por isso o vídeo é uma peça preciosa (seja pela raridade, seja pela coragem de falar, seja pelas incalculáveis re-percussões), a qual deve ter sido encomendada por Deus quando disse certa vez: “nada que está encoberto ficará encoberto”. Para quem conhece pouco o grande João XXIII, recomendamos ler mais sobre ele na Wikipedia (Google).