SALA DE LEITURA DA EAT

SALA DE LEITURA DA EAT
Vê-se CS Lewis no Quadro Central, ladeado por seus livros, o Busto de MacDonald à direita e a "Vela do Saber" acesa.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Morte de Dom Robinson Cavalcanti

A EAT informou a todos os seus alunos, amigos e afiliados, poucas horas após saber da morte de nosso grande irmão, o bispo Robinson Cavalcanti, a tristíssima notícia de seu passamento à Igreja Gloriosa, ele junto com sua mulher, após bárbaro assassinato pelas mãos de um filho adotivo viciado em drogas. Nossa Escola vem agora deixar registrado aqui este momento de pesar para esta Instituição de ensino, ao tempo em que registra as tremendas contribuições literárias e magisteriais do saudoso bispo, consagrado sacerdote da mesma igreja de CS Lewis, a ANGLICANA do Recife. Dom Robinson nos legou obras maravilhosas de amparo ao Cristianismo e Ecumenismo, as quais figuraram, em muitos de nossos currículos, como material de estudo e disciplina indispensáveis, seja na formação eclesial-cristã, seja na espiritualidade e prática do discipulado. Destacamos obras como “Uma Bênção Chamada Sexo”, “Libertação e Sexualidade”, “Cristianismo e Política”, e “Anglicanismo – Identidade, Relevância, Desafios”, como livros obrigatórios na biblioteca cristã, tão inspirativos quanto livros como “A Abolição do Homem” e “Os 4 Amores”, de CS Lewis. Por tudo isso, nossa Escola, Estúdio e Igreja estão oficialmente enlutados, embora saibamos que o Reino está jubiloso, como disse nosso amado professor Eridam: “Dom Robinson era uma daquelas almas que deveriam permanecer neste mundo um tempo além do da maioria dos mortais, pois só teríamos a ganhar como espécie. Fiquei me sentindo meio que órfão, espiritualmente falando, pois era um leitor dos seus ricos textos. Nós perdemos, o Céu ganhou um cidadão de primeira grandeza”. Enfim, clicando no título deste post, o leitor amigo poderá ver a notícia como veiculada pela própria Igreja Anglicana de Dom Robinson.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

A crença em sereias está mais viva do que muitos bichos em extinção

Parece que a crença em sereias ainda não sumiu de todo no mundo secularizado e globalizado da modernidade (veja a notícia clicando no título deste post). O mais interessante é que CS Lewis nunca se omitiu de opinar acerca de tais criaturas, sem papas na língua e sem tergiversar quando o assunto descambava para o ridículo ou a desmoralização de notícias como essa. Pelo contrário, grande parte de sua obra reuniu esforços indisfarçáveis para responder, com segurança, quando alguém dizia que “não havia nada demais numa casa mal-assombrada”, e ele rebatia dizendo “nada demais, mas também, nada de menos!”. Desta feita, usou o mesmo espírito para raciocinar acerca de criaturas como fadas, gnomos e sereias, que Jack tão bem honrou em seus livros ditos “infantis” (“As Crônicas de Nárnia”), sem omitir razões lógicas para essas crenças nos livros ditos “adultos”. Num deles, inclusive, chegou a dar a explicação definitiva para o “sumiço” dos duendes, quando revelou que as ondas de rádio e TV afastaram tais seres para outra dimensão (livro “Cartas a uma senhora americana”). Da mesma forma, podemos alegar aqui que os mares também foram afetados por “ondas modernas”, sobretudo aquelas emanadas por sonares de submarinos; as quais, se perturbam a audição de golfinhos e focas, quanto mais não terão perturbado o ouvido humano sensibilíssimo de tritões e sereias (sem contar as terríveis explosões nucleares submarinas, que podem ter causado outras desgraças que os governos esconderam da mídia). É isso. Viva a Internet, que nos permite receber, de graça, essas “curiosas” notícias.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Um Quarto Poder tem terceiras intenções

Como numa onda que varre o mundo todo, os gênios ocultos da Informática (ou “hackers”) estão promovendo uma série articulada de “invasões” a sites de governos, bancos e empresas poderosas, visando deixar claro que eles detêm um poder paralelo imbatível, senão decisivo, para guiar os rumos da sociedade como um todo (clique no título deste post). Certamente, o poder dos hackers vai além do das armas, uma vez que estas também dependem deles (exceção de revólveres e armas simples) e eles então podem parar tudo, ou pior, até usá-las a seu favor, como mostrou o filme "Jogos de Guerra". Aqui está uma prova de que a chamada “guerra do futuro” provavelmente não ocorrerá, por absoluta inoperância das armas! – E mais: o que está ocorrendo agora prova que se não se chegar a um poder maior, que INDEPENDA de máquinas e computadores, certamente o mundo entrará num período de total (des)governo, indo parar finalmente no caos que pode ser chamado de Grande Tribulação. Entretanto e com efeito, existem aquelas “profecias incômodas”, que dão conta do aparecimento de um Quarto Poder, este sim, definitivo, o qual será exercido não por hackers ou militares, mas por quem souber usar as forças da Natureza (inclusive cósmicas) manipuladas pela mente. Nesse dia, sim, naquele Dia, o fim do mundo ficará bem claro para todo mundo... Embora os cientistas (ainda aliados aos três poderes que os patrocinam) continuarão dizendo que não há ameaça nenhuma, e que tudo não passa de “estórias de conspirações”! – Mas deixa estar. Nada perderemos por esperar (pelo contrário), esperaremos de camarote, aquilo que nosso Deus nos segredou (Evangelho de João 15,15).

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Zumbis: Dúvida de aluno relativa a trecho bíblico

Um aluno nosso nos enviou a seguinte pergunta via e-mail: “Professor João: por acaso CS Lewis veria alguma relação entre esta notícia (clique no título deste post para lê-la) e o trecho bíblico de Marcos 1,9? Ou, noutras palavras, a EAT acredita em zumbis?”. Respondemos: Prezado correspondente: Não podemos afirmar com segurança que o trecho de Marcos 9,1 tem relação com Zumbis ou mortos-vivos; ao contrário de outros trechos, que nos dão segurança de estarem tratando de ressurretos (Lc 16,31) e de fantasmas (Lc 24,37-39), aqui explicados pelo Senhor Ressuscitado. Portanto, parece-nos nada ter a ver com Zumbis. Entretanto, como para Deus todos estão vivos (Lc 20,38) e alguns se deram de tal modo a satanás que este passou a ter controle total sobre o corpo de sua vítima, não podemos negar peremptoriamente que zumbis não existam, até porque o maquiavélico cientista Weston (quem leu Perelandra sabe) parece ter sido exatamente isso, ou seja, uma mistura dessas “formas diabólicas de vida”, operadas por magia negra e outras obras das trevas. Portanto, se podemos chamar o Dr. Weston, em seus últimos anos de vida, de Zumbi, então zumbis existem, embora sejam muito mais raros (até onde sabemos) do que fantasmas e anjos. É isso. Abraço, e obrigado por perguntar.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Outros sinais apocalípticos aparecendo “fora de época”?

A Cristandade sabe que a Volta de Jesus seria precedida de uma série de sinais anunciadores do fim da vida na superfície da Terra, e que ninguém, dentre os cristãos ajuizados, pode indicar a data da parusia! Todavia ninguém também pode NEGAR que os sinais serão espalhados ao longo do tempo dos homens, e que muitos deles podem estar presentes agora ou se aglomerar noutro tempo (até mesmo no futuro), tal como alguns deles já se encontram no passado, como é o caso do sinal profético da reunificação de Israel e a volta do povo judeu a habitar uma pátria legitimamente constituída (1948). Além de tudo isso, os sinais serão extremamente variados e variegados, indo desde “meras” anomalias climáticas (como tsunamis e terremotos em número recorde) até a globalização da pregação do Evangelho (atual) e o sumiço da fé (Lc 18,8), este surgido como efeito daquela. E ainda dentre os sinais climáticos, parece estar agora um outro estranho sinal pipocando no mundo todo, o qual foi chamado como “o som do apocalipse” (clique no título deste post e confira a notícia com informe da NASA). Grande Tribulação? Nós não sabemos. O que sabemos é que Jesus pode voltar a qualquer momento e que coisas estranhas estão ocorrendo no mundo, até lembrando registros históricos que apontam outros períodos de ocorrências trágicas para a Humanidade. Vamos esperar. Quem tem fé não teme (Lucas 21,7-28).