SALA DE LEITURA DA EAT

SALA DE LEITURA DA EAT
Vê-se CS Lewis no Quadro Central, ladeado por seus livros, o Busto de MacDonald à direita e a "Vela do Saber" acesa.

domingo, 31 de março de 2013

Russel Champlin e sua sacada genial: A Bíblia interpretada versículo por versículo

Russell Norman Champlin fez uma obra cintilante e definitiva, a qual certamente brilhará para todo o sempre, ecoando pelos céus perante salvos e anjos. De um modo magistral e bem organizado, levado a cabo com toda a seriedade, Champlin propôs o estudo do NT e VT (Novo e Velho Testamento) com características extremamente importantes e até definitivas, apontando o único método pelo qual as páginas do “Livro dos Cristãos” deveriam ser ensinadas e apreendidas, ou onde nenhuma interpretação fosse colocada de lado como inválida ou desprezível. Num trabalho cansativo e complicado (“como todas as coisas reais são”, diria CS Lewis), Champlin desfila toda a sua perícia investigativa e documentarial, apresentando aos seus leitores tudo o que se pode colher (e imaginar) das linhas e entrelinhas de sua portentosa obra, a qual não se encerrou com menos de cinco livros (o estudo do NT possui seis volumes e o do VT sete). Criou, portanto, uma nova era na história da exegese bíblica, na qual uma ampla abertura hermenêutica se faz necessária para se alcançar “alguma coisa” do que ele colheu, já que Champlin quase não se importou muito em colecionar um apanhado de ideias onde juízos pessoais de valor fossem critério para inserção em sua obra. Nada disso. Ele simplesmente recolheu, saindo com as mãos cheias, tudo aquilo que a mente humana foi capaz de deduzir das mensagens registradas pelos autores canônicos e suas comunidades da época, tal como um menino colheria frutas de um pomar para ganhar um brinquedo, se a condição fosse COLHER TUDO. Por tudo isso, esta Escola vem prestar esta humilde homenagem a um autor indispensável para seu currículo e para quaisquer estudos bíblicos que se prezem, convidando seus alunos, amigos e visitantes a, quando forem estudar a Bíblia, mergulharem de corpo e alma nas inúmeras “sugestões de sentido” que a polissemia bíblica permite (segundo Champlin), seguindo um guia da mais alta confiança dentre os “escribas” modernos mais geniais da literatura cristã (Clique na figura para ampliá-la).

sábado, 23 de março de 2013

João de Freitas Guimarães: Um Caso Estranho que restabelece a veracidade da Trilogia


Qualquer irmão lewisiano ou fã de CS Lewis que queira ouvir uma história verídica, e que foi passada à Humanidade com as mesmas características da Trilogia Espacial de Lewis, então deve clicar NESTE link e também neste OUTRO link, para ouvir o Caso João de Freitas Guimarães. O homem é um senhor sério, incapaz de mentir numa ocorrência dessa natureza e tem o bom caráter de Lúcia Pevencie, sobre quem o professor da mansão interiorana perguntou: “Por que cargas d’água uma pessoa que nunca mentiu antes passaria a mentir de uma hora pra outra?”. Eis que aqui nós cristãos estamos diante de um impasse, como aquele ao qual nos coloca Lewis ao fim do livro “Longe do Planeta Silencioso”: ou acreditamos que tudo aquilo é real e aconteceu de fato, ou estamos num planeta onde não podemos acreditar EM NINGUÉM, o que incluiria até São João e São Paulo, pois quando este disse “Seja mentiroso todo homem” (Romanos 3,4), ele também está incluído porque ele também é homem! E se nem Paulo merece nossa confiança, então somos os mais infelizes de todos os homens (I Coríntios 15,19) e devemos comer e beber à vontade, já que não há um Deus e a morte é o fim de tudo. Todavia, o Caso João de Freitas é um divisor de águas, pois divide a “velha ufologia” (que era feita por homens sérios e comprometidos com a verdade) da chamada ‘moderna ufologia’, que conta com todos os truques da moderna tecnologia da imagem e ainda com os salafrários filhos da pós-modernidade, cujos escrúpulos morais já se foram há décadas e agora só pensam em dinheiro e lucrar com a mídia de massas. Isto posto, o Caso João de Freitas merece nossa atenção e confiança, conquanto se relacione com as nossas crenças lewisianas do mesmo modo como nossa Escatologia se relaciona com os livros “The Great Divorce” e “Milagres”.

domingo, 17 de março de 2013

Entrevista histórica com José Costa Matos


Esta Escola Teológica vem agora divulgar sensacional entrevista com o escritor, autor, poeta, cronista, contista, espiritualista e mestre na língua portuguesa José Costa Matos, concedida ao Jornal O POVO em 20 de novembro de 1977 (dois meses após completar 50 anos) – Uma verdadeira relíquia post mortem, uma jóia rara para colecionador. Sendo o professor “Costinha”, como era chamado carinhosamente por seus mais de mil alunos (por ser baixinho, mas também por ser um doce de criatura), constituiu-se no mais qualificado espírito que de nós se aproximou pessoalmente, e por quem tivemos a honra de aprender boa parte dos conceitos que aplicamos nesta Escola, bem como na teologia cristã, corroborando-os com os ensinos do mestre CS Lewis.

Neste dia 17 de março de 2013, pouco mais de 4 anos de seu passamento (2/3/2009), a EAT faz como que uma homenagem ao pequeno grande Costa Matos, a qual certamente chega muito tarde ao grande público, devido aos longos anos que levamos para conseguir recuperar o material original da entrevista (um pedaço de jornal ressequido e amarelado pelo tempo). Porém, como acreditamos com toda fé, será uma peça de cultura e erudição espiritual de inestimável valor, ou como raramente vista nestes rincões iletrados do nordeste brasileiro, capaz de fazer com que cada leitor da entrevista se sinta tocado de perto pela clareza e profundidade do espírito de CM. Eis a seguir mais uma preciosidade rara oferecida por nossa Escola:

[Abre aspas]: BALAIO traz hoje uma entrevista singular. O entrevistado é o versátil professor Costa Matos, que acumula funções de mestre da UNIFOR (ensina Literatura e Língua Portuguesa), escritor, filósofo, poeta e funcionário público.
Dez de seus alunos (JV de Miranda Leão Neto, Luis Carlos Gomes, Isaías Henrique de Lima, José Ferreira Martins, José Maria Soares Sales, José Roberto de Alencar Lopes, Learth P. Lira, Fátima Maria Freire, Roberto Correia São Thiago e Marilene Munguba) o entrevistaram, numa sabatina que incluiu de literatura a religião, passando pela pedagogia e pelo comportamento. O resultado é o que apresentamos a seguir.
COSTA MATOS, para os que não conhecem, é o autor de dois livros de poesia já publicados (“A Viagem” e “Pirilampos”) e tem um no prelo (“O sono das respostas”). Escreveu também “O enfoque Sócio-Econômico do Problema Tributário” (é funcionário da Receita) e o seu livro de contos “Marcelino Calça Preta”, foi agraciado, no Rio de Janeiro, com um primeiro lugar num concurso de contos. Vamos ver o que o professor Costa Matos tem para nos dizer.

A ENTREVISTA
1 - JV de Miranda Leão Neto:
Como você explica a alegria e a paz que emanam de você?
- COSTA MATOS – Encontrei meios de alcançar a compreensão da unidade universal dentro do plano de Deus. Vejo, positivamente vejo que a realidade é um continente com muitos países. Assim, há uma realidade para ser conhecida predominantemente com a razão. E ela se chama ciência. Há outra para ser descoberta com o nosso faro de beleza, e é a arte. Há outra para ser sondada com as antenas da nossa fé, e é o mistério. E há uma realidade total que só se entende com muito amor. Ora, eu penso e sinto e creio e amo. Está na moda a concessão de títulos de cidadania aos forasteiros que se revelam bons ou úteis? Pois eu recebi as bandeiras de todas essas pátrias. Estou seguro e alegre em todas elas. Quero que todos saibam que isto é humano e possível, mas cada um tem que descobrir o seu caminho no mundo. Há caminhos tão estranhos, que os viajantes preconceituosos refugam logo aos primeiros passos. E se perdem, porque ninguém por perto sabe dizer que vale a pena ter crença na estranheza.

2 - Luis Carlos Gomes:
Por que se expressa, nas aulas e nos poemas, como se você estivesse impedido de falar tudo?
CONTINUE LENDO NESTE LINK...

terça-feira, 12 de março de 2013

Comentários curtos para quatro notícias recentes


1a) A busca pela fama é um desastre colossal: A sociedade moderna se caracteriza pela busca a qualquer custo, seja pelo poder, pela fama, pelo prazer ou pelo dinheiro. A busca do poder a qualquer custo criou a indústria do voto e a venda das consciências; a busca da fama criou a incongruência do juízo social invertido, porque no mundo moderno é preciso ser famoso para ser bom (antigamente era preciso ser bom para ser famoso); a busca pelo prazer criou a falsa liberdade feminina e recrudesceu o machismo da exploração sexual, não distinguindo mais uma mulher decente de uma profana; e a busca pelo dinheiro levou à total ausência da piedade, quando se vende até veneno como remédio e alimento para crianças (as drogas, sobretudo quando vendidas a menores). Todavia, para os cristãos genuínos, a fama é o oposto do que deve ser buscado pela alma resgatada por Jesus, como um corolário natural da humildade de Cristo.
2a) Cientista conecta cérebros de ratos a grande distância: Eis aí uma prova de que nossa mente não se constitui em ser apenas o que nosso cérebro é. E também uma prova de que o espírito é muito maior do que a mente. Com todos os riscos que uma boa notícia dessas implica para o futuro do Planeta (conquanto um futuro ditador hitleriano poderia usar tal tecnologia como uma arma letal de domínio global do ser humano), o que ressalta aos olhos de nós cristãos é justamente o fato de que a Verdade Bíblica não pode ser evitada pela Ciência, embora muitos cientistas teimem em negá-la. A Verdade em apreço dá conta de que é possível existir uma conexão espiritual entre as mentes, e assim os registros da Revelação que contam acerca de profecias e comunicações “telepáticas” (bem como de nossas orações silenciosas com Deus, anjos e santos) são a mais pura realidade, e este episódio com os ratinhos nada mais é que a ponta do iceberg que um dia, quem sabe, nos apresentará em pessoa, o verdadeiro e corajoso Ripichipi, falante feito o homem-da-cobra... (Rsss)...
3a) Um sentido defendido por esta Escola é de fato verdadeiro: esta Escola de Aprofundamento Teológico sempre defendeu que a noção de Advento (época do Nascimento de Cristo para os católicos) tinha tudo a ver com a idéia da Parusia (2a vinda de Cristo), e que por isso muitas homenagens do Natal e muitas músicas natalinas poderiam e deveriam ser utilizadas como instrumentos de pregação da segunda vinda de Jesus, como estímulo sagrado para o reforço da esperança de vida eterna. Isto posto, esta Escola divulga agora um texto-trecho de uma palavra papal acerca do assunto, com toda a honra que ela merece: “Podemos tomar como ponto de partida a palavra «Advento»; este termo não significa «espera», como poderia se supor, mas é a tradução da palavra grega parusia, que significa «presença», ou melhor, «chegada», quer dizer, presença começada. (…) Advento significa presença de Deus já começada, mas também apenas começada. Isto implica que o cristão não olha somente o que já foi e o que aconteceu, como também ao que está por vir. Em meio a todas as desgraças do mundo, tem a certeza de que a semente de luz segue crescendo oculta, até que um dia o bem triunfará definitivamente e tudo lhe estará submetido: no dia em que Cristo retorne. Sabe que a presença de Deus, que acaba de começar, será um dia presença total. E esta certeza o faz livre (...)»”. FONTE: RATZINGER, Joseph, “Sentido do advento”: http//www.acidigital.com/fiestas/advento/sentido.htm, acesso: 01-12-2012.
4a) Outro site cristão cita matéria da EAT: Por favor confiram clicando no link do enunciado, e vejam que se trata de mais um BLOG reformado a reconhecer, nos nossos mestres, pastores e diretores, uma oportuna contribuição ao pensamento cristão conforme Lewis nos ensinou. Ficamos felizes por mais esta deferência e escolha de uma matéria nossa, ao tempo em que pedimos aos nossos alunos, amigos e visitantes que também visitem o blog “Tatuado no Coração”, porquanto ali estão em missão outros irmãos corajosos de fé e oração.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Colapso moral em todo o mundo é o “X” da questão...

A partir da constatação de que “não existe mais moral no mundo pós-moderno”, e conhecendo a importância vital da moralidade para salvaguardar a vida humana na Terra (conheça esta importância clicando NESTE link), um irmão escreveu um bom artigo de conformidade com a opinião desta Escola, o qual pode e deve ser lido NESTE link. E ele traz uma pergunta no título que mais nos importa: “O que significa ausência de moral no mundo todo?”... - Ora; ausência de moral é exatamente a lei e o território que o antiCristo quer implantar neste planeta, porque sabe que isto viabilizará todos os seus planos dominatórios (os quais, ao final, nada mais são que a permissividade total para todos os pecados da carne, os quais levam à corrupção do espírito e a subsequente dominação das consciências e das vontades humanas). Uma vez viabilizados os seus planos já tão manjados, o mundo inteiro se tornará uma “bacanal generalizada”, onde ninguém mais respeita lei alguma e onde Deus será obrigado a sumir do mapa e fechar a porta por fora, inaugurando finalmente o “Lago de Fogo preparado para o diabo e seus anjos”. CS Lewis dizia que as pessoas que chegarem àquele lugar horrendo alcançarão um lugar tão infernal que ao final não haverá diferença entre elas e os demônios, vez que as tais não terão mais vontade própria, e sim serão um “bolo fecal” a serviço das criaturas mais cruéis dentre os rebelados contra Deus. Aliás, a propósito, já saiu notícia dando conta de um tal “Estupro por Manipulação da Vontade”, que nosso leitor pode confirmar NESTE link. Pergunte-se: estamos ou não estamos assistindo o que diz Lucas 17,26-30???...

sábado, 2 de março de 2013

A mais linda crente do Brasil e a submissão da mulher


Uma grata surpresa foi assistir a este vídeo “Como ser submissa a uma pessoa omissa?” e ver que a mais linda cantora crente do Brasil faz parte de um grupo de mulheres cristãs que aceita e defende a submissão das esposas aos seus esposos, lembrando o extraordinário livro da Dra. Elizabeth Rice Handford, chamado "Eu obedecê-lo?" (livro-curricular desta Escola e que nenhuma crente deveria deixar de ler). Ela se chama Ana Paula Valadão e o vídeo é um excerto do programa “Mulheres Diante do Trono”, no qual há boas entrevistas e músicas, além de informativos sobre as atividades das igrejas reformadas. O que fazemos questão de pontuar aqui acerca daquele vídeo é o fato de que o assunto da submissão é tratado sem qualquer restrição, até ao ponto de o episódio ser iniciado por uma questão bastante polêmica, a saber, se a submissão deve ser feita a um marido omisso. A resposta é sim, segundo Liz Handford e a Palavra de Deus, para quem a ordenança de sujeição não tem o objetivo de humilhar a mulher, e sim salvar o marido pelo bom exemplo de obediência a Cristo daquela com quem se casou. Ocorre o mesmo em relação às demais autoridades constituídas, que Paulo explicou merecerem obediência (independente de quais políticas estejam praticando), porque TODAS as autoridades procedem de Deus (Rm 13,1-5). Contudo, nestes tempos loucos, vésperas da Grande Tribulação, muitas vozes interessadas apenas na depravação do planeta saem por aí a propor exatamente o oposto (o contrário do que diz a Bíblia!), com ares de grande inteligência e conquistando aquilo que Paulo chamou de “mulherzinhas sobrecarregadas de pecados” (I Tm 3,6), contando obviamente com o “aplauso” da mídia imoral do mundo (a qual “apenas deseja incrementar vícios para seduzir os viciados na compra das quinquilharias que vendem”, como cerveja, carros, bijuterias, moda-praia e tudo o que pode ser associado a uma vida longe da Moral cristã, como explicou Lewis no “Mere Christianity”). Enfim, após ver o vídeo citado das “Mulheres diante do trono”, ficamos felizes por saber que ainda existem moças jovens e belas a dedicarem suas vidas ao Senhor, de tal modo que principalmente neste particular – a submissão ao esposo – podem iluminar este mundo de trevas, onde TODAS as desobediências são sugeridas e até aplaudidas. Grande Ana Paula! (Clique na foto para ampliá-la)...