SALA DE LEITURA DA EAT

SALA DE LEITURA DA EAT
Vê-se CS Lewis no Quadro Central, ladeado por seus livros, o Busto de MacDonald à direita e a "Vela do Saber" acesa.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A teimosia do homem e a paciência de Deus


As igrejas dizem que ambas um dia se encerram, mas CS Lewis diz que ambas podem ser eternas, e isto propõe um final dramático para a longa história da perdição humana no planeta Terra.

Os anões entraram no Paraíso de Aslam e mesmo assim, com todas as bênçãos de um mundo perfeito, continuaram cegos para todos os benefícios de sua nova condição, desesperando Lúcia, que queria imensamente a regeneração deles, outrora amigos de Nárnia. Aslam mostrou a ela o que podia fazer e o que não podia: o desespero tomou conta de Lúcia, porque esta comprovou, in loco e pessoalmente, que a perdição eterna está DENTRO do coração humano – assim como o Reino de Deus está no meio de nós – e só o homem pode recuperar-se. Deus, naquele livro (“A Última Batalha”), é mostrado quase como que impotente, ou não onipotente, com toda a sua alardeada “soberania” inoperante diante da Lei do Livre-arbítrio que o próprio Deus criou e outorgou, para horror dos calvinistas, presbiterianos, etc. Eis que a teimosia expressa na atitude renitente dos anões demonstra o quão perigoso e pegajoso é o pecado no coração humano, podendo este produzir até maus pensamentos, como Jesus explicou (Mt 15,18-19). Todavia a insistência de Deus pela conversão das almas também pode ser eterna, ou medida pelo tempo de Deus, que abrange passado, presente e futuro num só presente, como Lewis explicou noutros livros (“Milagres”, “Mere Christianity”). A Moral da História é: cada um de nós deve lutar feito o bom soldado contra as forças espirituais da maldade, que tentam não apenas apresentar pecados, mas fixar-nos naqueles que mais apreciamos, e por isso nos viciamos. Ao invés de contarmos ilusoriamente com o suposto poder usurpador do Livre-arbítrio que presumivelmente  o Senhor teria, devemos nos conscientizar e nos fortalecer para uma batalha “sem fim”, cuja vitória só ocorrerá após a limpeza completa que a convivência com Deus fará em nós, após o Juízo Final. Até lá, que arregacemos as mangas e nos revistamos de toda a couraça da Justiça, lembrando de anões que podem estar, até hoje, sentados em roda na grama macia, com a “cegueira da cruz”.

sábado, 25 de janeiro de 2014

Rede Record não deveria imitar a Globo

(CLIQUE NA FIGURA PARA AMPLIAR)
Com uma palavra contundente, o jornalista Fábio Monteiro “desnuda” a Rede Record e faz declarações bombásticas, mas até certo ponto óbvias para a realidade concreta, o que espanta pelo silêncio em torno do assunto nas demais mídias e até na Internet. Um exemplo disso é a frase "Você acredita que está indo para uma empresa de comunicação. Depois descobre que entrou foi numa igreja", a qual identifica toda a megaestrutura oculta montada para projetar globalmente uma denominação religiosa, sem demonstrar o mínimo escrúpulo numa atitude pouco honesta para com seus telespectadores. Nem precisamos perguntar se isso está 100% condizente com a lealdade que prega o Evangelho, que pede para agirmos sempre com decência e ordem. Pior foi a frase seguinte: "Eles deveriam assumir essa bandeira e parar de tentar enganar com outros programas" (confira a bofetada NESTE link). Brilhante coragem de um jornalista que, embora falando o óbvio, assume os riscos de escancarar de vez um império financeiramente hipertrofiado e mentalmente atrofiado, que poderia fazer muito mais pela nação e pelo mundo se assumisse de vez a sua religião direta. Aliás, como o jornalista Fábio declarou, se a Record mudasse a sua “grade” e desse prioridade a uma programação evangélica bem inspirada e de qualidade, expondo inclusive pontos ‘incomuns’ não expostos pelas igrejas, quem sabe não haveria no Brasil uma nova Educação e o povo não amadureceria para cursar seminários e EBDs? Vejam que até o filho de Edir Macedo já andou dando com a língua nos dentes neste assunto, e chegou mesmo a dizer que “Globo e a Record são todas puro lixo”... – Pior foi quando veio a público uma carta de um líder evangélico pedindo para seus fiéis fingirem cura para impressionar o povo e atrair mais ovelhas para Cristo, aumentando a arrecadação para a compra de uma empresa de comunicação! Pode? (Triste triste). Finalmente, mesmo na hipótese de tais notícias serem desmentidas, pode-se afirmar com segurança que “NADA, NADA MESMO, justifica manter na programação aberrações morais como o reality show ‘A FAZENDA’ (cópia grosseira do BBB e tão imoral quanto), arrastando milhares de pessoas, inclusive evangélicas, para uma Sodoma viva dentro de seus lares!”... Perdoem o desabafo. Olho vivo diretores “evangélicos” da Record!

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O que as novelas incentivam além da traição


Num artigo notável do Yahoo! Contributor Network, Paula Teixeira declara (corajosamente, contra o poder da mídia, veja AQUI) que as novelas “globais” incentivam a traição recíproca nos vários relacionamentos que exibe, não mostrando nenhuma relação sadia no que diz respeito à lealdade e a fidelidade aos compromissos, não mostrando qualquer constrangimento ou arrependimento dos traidores aos traídos (esta Escola divulgou recentemente um vídeo acerca de TRAIÇÃO, quando comentou o seriado “Amores Roubados” – Veja NESTE link). Mesmo quando os casais são aparentemente bem casados, a TV adora mostrar o pior, como se soubesse que o caos gera audiência e a infelicidade dá lucro, sem se importar que um dia ambas lhe batam à porta. Os compromissos formais de casamentos e os informais do amor – que são, por si só, pactos de corações apaixonados – jamais incluem a durabilidade como fator apriorístico, e então tudo parece brincadeira de insanos ou aprovação de orgias, que ajudariam as promíscuas a encher os bolsos. Todavia e infelizmente, não é só a infidelidade que estimulam e propõem as novelas. Por via indireta ou subliminar, os folhetins também querem sua audiência em cima do mau caratismo puro e simples, que envolve corrupção, enrolação do próximo, usurpação do trabalho alheio, louvação da indolência e da riqueza mal adquirida sem suspeição, e pior, da mentirosa insinuação de que fazer tudo girar em torno do sexo é a única forma de felicidade existente neste planeta. Com o sexocentrismo explícito e no agrado do (sub)mundo todo, os demais delitos se tornam fichinha de joguinho infantil, e ao final até as crianças entrarão na roda, convidadas de honra da pedofilia. Não é de hoje que esta Escola tem denunciado os malefícios premeditados das novelas “globais” (veja exemplo AQUI), o que admira ver que as demais TVs também seguem o diabólico padrão, incluindo a Record, supostamente evangélica. Triste mundo degenerado...

Se o leitor quiser ver outras fontes detonando novelas, clique nos seguintes links:

Carlos Alberto da Nóbrega: http://www.youtube.com/watch?v=l7fiDoWw_4s

Rubens Sodré:

Isso realidade”:

DOCUMENTÁRIO COMPLETO SOBRE A MALÍCIA EMBUTIDA NA PROGRAMAÇÃO DA REDE GLOGO:

<http://www.youtube.com/watch?v=iqs48xa0BTE&feature=em-hot-vrecs&hd=1>

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Os macacos evoluíram. Os humanos não.


Não admira que tanta gente rejeite a Ciência da Evolução. Porquanto esta só não seria rejeitada por quem tivesse evoluído o suficiente para enxergar, com humildade e bom humor, a longa estrada trilhada pelo ser humano, desde que Deus fez nascer o primeiro mamífero, após a inesgotável série de mutações intracelulares necessárias para o surgimento do primeiro multicelular. Assim, pois, não é nenhum absurdo lógico que impede a parte religiosa da Humanidade (sobretudo os cristãos reformados) de enxergar o nosso parentesco próximo com macacos, mas é a nossa própria macaquice que nos cega. A coisa é de tal ordem que a Ciência já está descobrindo inclusive, para nossa pasmação, que os macacos selvagens possuem um tipo de Educação que ainda não chegou ao homo sapiens sapiens, ou que este já perdera há séculos. Espante-se o leitor ao saber que a desatenção e a má-escuta que nós “civilizados” demonstramos ter quando conversamos uns com os outros (que CS Lewis denunciou ao mostrar como conversavam Thor, Tinidril e os anjos, no livro ‘Perelandra’, onde todos escutam todos cada um por sua vez, sem interrupções) não ocorre entre macacos chimpanzés, e provavelmente não acontece também entre gorilas e orangotangos. Veja a “boa-nova-bomba” NESTE link. Pode-se até supor que se os macacos olhassem bem para Jesus, talvez fossem melhores crentes do que nós humanos temos sido. Enfim, na Escola de Aprofundamento Teológico estamos a cada dia mais felizes por ver, sem qualquer pressão nossa a favor da Ciência – que é corrupta (ela nega a existência de vida extraterrestre porque os governos pagam pelo seu silêncio!) – que os cientistas estão tremulando diante da Verdade, e que, antes de Jesus reaparecer no palco deste mundo, todos os ateus terão se rendido e os materialistas comido a poeira de seus próprios atoleiros, sem contar a derrocada de todos os políticos!... Eis aqui uma ótima notícia! Hip-hip-hurra!

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Você sabe prestar atenção?



O grande Luiz Carlos Lisboa, que esta Escola tem como um dos seus maiores ícones fundamentais (ele foi quem deu rigor científico à crença na vida em Marte – vide menu final do BLOG, no qual figuram “mentes brilhantes que a EAT homenageia para a posteridade”), certa vez escrevia sobre A ATENÇÃO, que ele chamava de “LÍMPIDA”, e sobre a qual sempre discorreu com maestria. Ipso facto, dar atenção a alguma coisa é, além do olhar direto e concentrado, fazer uma espécie de empatia com o objeto observado, procurando percebê-lo em sua totalidade ontológica. Neste mister, a Atenção nunca pode ser compreendida como uma atitude atrelada aos inúmeros vícios de observação que o olhar humano ganhou após a Queda, quando passou a não mais conseguir “olhar com isenção” e pureza, sem os condicionamentos explícitos e implícitos que a pós-modernidade adiciona ao objeto visado, como uma verdadeira cola de máxima aderência. 
Aqui entram também as nefastas mensagens subliminares que chegam como parasitas em todas as novelas e propagandas, levando a mente a ser frívola como uma palha balouçando a 3 por 4 para todos os lados e sendo, finalmente, removida pelos ventos. Com efeito, sem a possibilidade de olhar com isenção e pureza, e assim, pela desatenção subsequente, a mente jamais conseguirá captar de verdade aquilo que os olhos estão vendo, e por isso o indivíduo segue como cego guia de cego, para usar palavras do Evangelho. Neste ponto, LC Lisboa dizia que, com toda a leva de bugigangas a distrair os olhares do atordoado homem moderno, este está condicionado a ver apenas aquilo que querem os novelistas e propagandistas do caos, e o Planeta gira então como um circo redondo, cheio der palhaços “felizes”, mas absolutamente cegos. Urge assim prestar a Atenção Descondicionada dos velhos sábios, que legaram ao mundo toda a sabedoria que fez a Humanidade chegar ao Século XX, ou sem a qual a nossa raça já teria sido extinta antes mesmo de chegar à Antiguidade. Prestar Atenção é, pois, (1) limpar a mente das quinquilharias vendidas pela Televisão; (2) ler livros de sábios antigos ou clássicos; (3) manter boa amizade com pessoas idôneas e de boa moral; (4) ver filmes com boas histórias, como o extraordinário “A Espera de um Milagre”; (5) apreciar a humildade em tudo, como paisagens interioranas e vida simples do sertanejo; enfim, toda uma gama de comportamentos sadios que nossos tataravós nos legaram. Atenção para tudo isso...

domingo, 5 de janeiro de 2014

Crianças criadas sem qualquer atenção espiritual dos pais

Em começo de ano novo, sempre há o que falar acerca do futuro. Quando o assunto é o futuro, então nossos olhos se voltam para o símbolo maior do amanhã, as crianças. Logo, com os olhos voltados para nosso país, o que podemos esperar do futuro de nossos meninos? E nem estamos lembrando das inúmeras crianças pobres, criadas à mercê da dureza da vida, correndo todos os perigos de lares desfeitos e ruas desumanas. Estamos lembrando mesmo é do abandono espiritual de infantes bem nascidos, com todos os luxos e facilidades da vida moderna e da opulência de seus pais (estes, isto sim, nem sequer dão qualquer atenção para as rotinas de seus rebentos, como ficou muito bem expresso NESTE link e esta sensacional propaganda mostrou! Veja NESTE link uma sonora bofetada nesta geração). Aqui sim está um problema que os especialistas se calam ou se perdem, simplesmente porque as “soluções” do mundo não solucionam nada! Porquanto apenas destilam explicações “mundanas”, nas quais o conceito de liberdade entra sempre confuso, como se esta pudesse existir na Terra sem qualquer responsabilidade moral, ou sem os freios que a maturidade impõe pelo próprio cérebro dos adultos de sã consciência. A liberdade pregada e desejada pela mentalidade moderna é aquela que só no inferno se pode realizar, ou num ambiente onde a maldade de uns não fere o corpo dos outros (se é que um lugar desses existe, pois até no inferno a dor permanece, embora mais espiritual e profunda), se se usar apenas a noção superficial de que no Hades não existem corpos! Todavia é a falda da Educação Religiosa nos lares que tem levado a Terra a produzir cada vez mais delinquentes, e os próprios pais de hoje são frutos dessa falta, que já vai completando os 50 ou 60 anos de idade! Com efeito, desde que a Televisão iniciou sua funesta operação no mundo, o Catecismo e a Educação cristã se viram alijados e sem espaço, cabendo tão somente às igrejas o trabalho em falta (o que não é lá muito positivo, vez que cada denominação sempre impõe a educação religiosa de sua trupe, e assim as almas vão sendo instruídas mediocremente, com água e açúcar, sem falar no proselitismo burrificante. Enfim, se alguém queria um sinal dos tempos, nada melhor para exemplificar.