SALA DE LEITURA DA EAT

SALA DE LEITURA DA EAT
Vê-se CS Lewis no Quadro Central, ladeado por seus livros, o Busto de MacDonald à direita e a "Vela do Saber" acesa.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Fim de ano: conversando sobre as hipocrisias desta época


Quem jamais se perguntou sobre se gosta ou não das festas de fim de ano? Quem jamais deixou de notar o quão cruéis podem ser as melhores relações de amizade naquelas ocasiões natalinas, onde a sociedade inteira não consegue disfarçar as suas intenções maliciosas e acaba pondo as unhas de fora? Enfim, é uma hora para questionar coisas que todo mundo sabe, mas ninguém quer dizer ou tem coragem para chafurdar o período tão pararicatório das festas de fim de ano, no qual cada indivíduo é OBRIGADO – com todas as letras maiúsculas – a engolir pedras e lagartos, ou engolir o sapo das conversas mais enviesadas dos parentes e vizinhos. Assim sendo, este comentário que agora fazemos, baseado na sensacional crônica de Matheus Pichonelli (por favor leia-a ANTES de continuar aqui NESTE link), vem aferventar aquela lenga-lenga pegajosa dos últimos dias do ano, onde uma procissão de chatos de galocha sempre vêm bater à nossa porta, e somos obrigados a dar – ou a perder – presentes em "amigos secretos" que muitas vezes nem são amigos(!), somos obrigados a comer peru (mesmo detestando a tão graciosa ave),
e pior, a comer panetone, uma ridícula massa amorfa sem gracíssima, que só deve satisfazer ao seu inteligente inventor, que enricou na época do Natal. Não é à-toa que as profecias indicam o fim do mundo como ideal para a época do Natal (por isso ele se chama "Advento") e o fim do ano – de qualquer ano no Ocidente –, como se o próprio Deus estivesse de saco cheio dessas “festas associadas ao pecado” (Amós 5,21 e Isaías 1,11-14) e dessas pararicações endereçadas a um tal de “bom velhinho”, que nem se parece com Deus-pai (que não é velho!), nem com o Menino Jesus (o verdadeiro aniversariante do dia, e esquecido por todos!), e muito menos com o verdadeiro Nicolau, o risonho e corajoso idoso que CS Lewis tão bem apresenta no seu “O Leão, a feiticeira e o guarda-roupas”, que o leitor pode ver também no cinema e em vídeo. Enfim, é uma série inesgotável de decepções produzidas pela humanidade em sua época mais bonita, cujo único ponto positivo se deve ao cumprimento da profecia (Mateus 24,28-30) de que, até o último dia do mundo, Jesus faria o trigo conviver com o joio e sofrer deste estas chatices e malícias. Haja saco, até para o papai Noel!


quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

É NATAL: É tempo de falar no mistério da Encarnação


Nosso amado CS Lewis nos explicou que o maior de todos os milagres é o da Encarnação, porque, sem ele, não existiria o da Crucificação, e muito menos o da Ressurreição, aquele que nos salva. Pensando nisso tudo, vemos que temos então muito mais coisas a investigar e entender, naquele que foi ao mesmo tempo o mais humilde e o mais portentoso ato de Deus, a saber, o instante mágico onde o Infinito assumiu a finitude, ou onde a Perfeição decidiu encarar de vez a imperfeição, correndo até o risco de com ela “comungar”. E a Igreja está certa ao afirmar que literalmente TUDO, tudo mesmo, foi de alguma forma influenciado ou alterado naquele ato humilde da concepção de Maria. 
O infinito não poderia adentrar a finitude e até a precariedade da terceira dimensão, sem modificar alguma coisa, e sem ser de alguma forma modificado. E assim, neste turbilhão de operações transcendentais inimagináveis, toda a Natureza de Deus foi tocada por tamanho milagre, e toda a natureza da Criação foi transmutada, ora sutil, ora drasticamente. Nem era preciso, cremos nós, que o próprio Deus determinasse que assim seria, como se Ele próprio precisasse de ordem para fazer-se “notar”; porquanto por pura lógica matemática, nenhum infinito chega a um finito sem trocar com este reciprocidades, “sinais e partículas”, que em ambos transpareceria! Eis que obviamente esta aproximação-infusão, sob qualquer ponto de vista, trocou reciprocamente tantos elementos entre si, ocupando espaços em ambos, ao ponto de nada mais ter restado igual ao que era, e assim TODA A HISTÓRIA DO UNIVERSO foi alterada naquele ponto (que chamamos "Ever-zero"), ao ponto de tudo agora merecer outras nomenclaturas, obrigatoriamente. Logo, a matéria não era mais só matéria, a luz não era mais só luz, a energia não era mais só energia, e até as trevas não seriam mais apenas trevas, porque até os seus agentes nefastos ganharam algo ruim ou saudoso com que se preocupar! E em tudo isso, ou bem no meio disso tudo, está a Santa Eucaristia, pois NADA (depois da Encarnação) faz mais relação com esta e guarda-lhe mais lembranças do que o Nascimento do Menino Jesus entre nós. Enfim, que saibamos todos olhar este Dia como um “Ever-zero”, um Evento único no Cosmos, o instante mágico por excelência (quem ler entenda) onde o jamais nascido nasceu, e onde o jamais mortal provou a morte e a venceu!


sábado, 20 de dezembro de 2014

Oito notícias bombásticas para nossos comentários


1 – Ilhas flutuantes de verdade dão uma idéia das ilhas de Perelandra!... E aí, pessoal, tanta gente pôs em dúvida a revelação de Lewis de que um planeta poderia possuir terras em forma de ilhas flutuantes sobre o mar, e pouca gente acreditou! Agora o bicho vai pegar. Vejam como aqui mesmo no Brasil, em sentido fluvial, existem as mesmas ilhas de que falava Lewis: confira NESTE link por favor.

2 – Letra de música dos Engenheiros do Hawaii faz alusão (ou “toca”) na idéia do Purgatório. Se o amigo escutar com bastante atenção e boa vontade, ouvirá isso muito bem na música “Terra de Gigantes”. A parte da canção que explica como é o inferno interior do Hades é a que diz: “hoje todo mundo é uma ilha, há milhas e milhas de qualquer lugar”... Confira NESTE link por favor.

3 – Os amigos já ouviram falar no Mistério da Escadaria de Santa Fé??? Não? Ora; o Mistério da Escadaria é impressionante e vem chamar nossa atenção para sinais de Deus que estão espalhados nos 4 cantos do mundo, muitas vezes camuflados em situações de que jamais desconfiaríamos, exatamente como entendia Lewis em relação a casas mal assombradas e outros fenômenos misteriosos, muito comuns no Reino Unido. Confira NESTE link por favor.

4 – Eita saudade do professor José Costa Matos: ele foi o primeiro a comprovar e poetizar a verdade sheldrakeana de que “ninguém se encontra por acaso”, como se a natureza inteira conspirasse para que os encontros da “Sincronicidade Geral do Cosmos” ocorressem justamente na hora e lugar certos, independente da hipótese de querermos tal ocasião. Assim sendo, os amigos se lembram do celestial poema SERMÃO DO 1º DOMINGO DO ADVENTO” (releia-o na parte final DESTE post). Então, pimba, alguém escreveu outra pérola sobre o assunto: confira NESTE link como de fato ninguém se encontra por acaso.

5 – Teria finalmente a NASA criado coragem para confessar que há vida em Marte? Ora: nossos leitores já devem estar carecas de saber: a NASA nunca revelará o que sabe sobre a vida alienígena, justamente porque não sabe explicar O QUE os ETs estão fazendo na Terra! Então, como os ETs mandam e desmandam aqui, e como nada podem fazer para detê-los, o jeito é esconder tudo até que conheçam a verdade, que jamais será revelada deste modo. Confiram mais uma pseudo-revelação da NASA NESTE link por favor.

6 – Testemunho irmão Moisés – Um homem ressuscitado:
Sensacional testemunho do Irmão Moisés na Igreja Batista de Porongabussu, no início da década de 90. Ele é um irmão pentecostal que sobreviveu a 6 tiros de pistola (pelo menos um deles na cabeça, fazendo-o perder um dos olhos) e possuidor de um dos maiores testemunhos evangélicos deste país. Embora não sendo católico, aquele irmão colabora com Deus no sentido de reavivar ou incendiar a fé de muitas almas frágeis, que necessitam de fatos extraordinários como este para entregar seu coração por inteiro à fé no poder de Cristo. Veja o extraordinário testemunho em 7 (sete) partes, a começar deste link AQUI – muito obrigado.

7 – NASA volta a impressionar o mundo com falsa notícia ou mais uma vez a Terra passou por um triz pelo Apocalipse, ou a coisa de fato aconteceu e mais uma vez os anjos de Deus nos salvaram, adiando o Apocalipse? Nós apostamos nesta última idéia: de fato, o sol vem a cada dia apresentando sinais de um crescente de sua ira (como diz o Zé Ramalho) e em seus vômitos de massa coronal cada vez maiores, qualquer dia uma rajada dessas chega à Terra e aí adeus Internet, telefone, Televisão, energia elétrica e todo o que é comunicação moderna deste século. Sem falar que a aproximação do 2º Sol do mesmo lado da Terra pode estar por trás da ira crescente de Arbol, tal como Lewis profetizou. Todavia, tirem suas conclusões NESTE link por favor. A agência espacial da Rússia rebate a NASA, negando uma notícia dela acerca da queda de um asteroide enorme na Terra: podemos confiar na NASA no caso do Sol???

8 – Para quem ainda não viu ou gostaria de conhecer melhor, nossa Escola disponibiliza sua Síntese Teológica em “Lewisianismo explicado em poucas palavras e versículos”. Vejam NESTE link e depois não venham dizer que não avisamos...

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

A Doutrina da Salvação também se vê na Tricotomia do Rei Leão


Falar sobre a doutrina da salvação é repassar a mais importante história da Humanidade, sem ter medo de repeti-la à exaustão, não apenas pela péssima memória que todos nós herdamos da Queda de Adão, como pela rebeldia da libertinagem que deseja, sorrateira e debochadamente, viver sua vida sem qualquer regra ou consciência moral. Além de tudo isso, ela é repetida à exaustão na própria Palavra de Deus, um livro com mais de mil páginas e cuja maior intenção (talvez única) seja apontar o único caminho de volta para Deus, explicando que a caminhada é o que mais importa, ou seja, o COMO se caminha em sociedade, com pureza e honestidade. Enfim, pensando ou repensando tudo isso, esta Escola vem de reapresentar a sã doutrina também pelo seu lado mais íntimo e pessoal, a saber, a realidade da Tricotomia humana, ou da “trindade humana”, expondo-a de modo simples, didático e agradável, tanto para crianças quanto para adultos e até teólogos. Num extraordinário efeito de síntese, nosso estúdio oferece, ao público leitor, sobretudo os cristãos, uma boa vídeo-aula para turmas de estudantes de teologia, ciências religiosas, classes de EBD e outras instâncias de aprendizado espiritual, própria para igrejas e seminários. Foram usados como figuras didáticas os 3 personagens de Walt Disney do filme “O REI LEÃO” (você se lembra do trio “parada dura” Simba, Timão e Pumba?) e com eles aborda-se tecnicamente a doutrina bíblica da trindade constitutiva do ser humano, à luz da criação de Deus operada pela Santíssima Trindade divina. Sendo ótima para uma proposta de ensino para crianças, e sabendo do grau de imaturidade do ser humano frente às realidades mais profundas do cosmos, recomendamos ESTE vídeo para crianças de todas as idades. Atenção lewisianos: aí segue uma boa dica...

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

A velha discussão sobre a doutrina da salvação em forma de fábula


O grande nó cego que originou e alimentou a discussão acalorada que culminou com a separação do Cristianismo no auge da Idade Média, agora pode ser revista de modo bem claro e simplificado numa peça de audiovisual da EAT, que os amigos e irmãos podem conferir NESTE link. Trata-se de uma fábula pastoril para explicar a Teologia da Salvação para público evangélico, e também pode ser tomada como uma descontraída entrevista ficcional de cunho teológico, com base no pensamento de CS Lewis. Fizemos uma versão com simulação de vozes animais e uma com trilha sonora do Grupo “Vento dos Andes”, ambas com o intuito de embelezar melhor a comunicação daquela verdade ao grande público, ávido por uma palavra simples e direta, onde as confusões dos reformadores não tumultue a compreensão do tema, tão necessário às almas humanas. É uma conversa que já tivemos inúmeras vezes com nossos alunos e ouvintes, e um artigo que já redigimos diversas vezes em vários jornais virtuais, sem contar com os veículos próprios da EAT. Assim sendo, já que é um assunto tão “batido”, o último resumo tende a informar que, após longos e minuciosos estudos no legado de Lutero (e também nas interpretações dos seguidores dele), esta Escola se dispõe a prestar este inestimável serviço às almas, a saber: sua própria existência virtual como forma de apontar o caminho para a salvação, neste oceano de interpretações em que se transformou a Pós-modernidade. E o resumo de tudo o que pudemos detectar de nossas leituras é, infelizmente, o seguinte: “O nobre Lutero parece ter sido apanhado na armadilha mortal que o diabo coloca entre a Liberdade humana e a soberania de Deus, vitimado pelo esquecimento de que a primeira tem o poder infinito de emaranhar o coração do Homem, e a segunda ficou sujeita à eterna obediência divina às suas próprias leis, sendo o Livre-arbítrio a maior delas, e assim seu poder de salvar não pode ser infinito sem ser desobediente”. Eis aí o resumo de toda a história, mas nos apressamos a dizer para o leitor que assista primeiro os vídeos citados, pois sem eles este resumo parece mera maldade, ou não passa de heresia: “Socorro! Não deixem a preguiça de ver os vídeos prejudicar uma compreensão que a Eternidade lhes cobrará”...

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Hino cristão traz uma mensagem profundíssima



“Hei de ver, meu Salvador, redimido junto dele eu ei de estar. Hei de ver meu Salvador, os sinais dos cravos hei de contemplar”... (Trata-se do hino 509 do Cantor Cristão, chamado Verei meu Redentor)
Por que Jesus ainda hoje guarda as marcas dos cravos em suas mãos e pés? Esta é uma pergunta inquietante. Porque todos nós, quando pensamos na eternidade e no Paraíso, pensamos em uma vida PERFEITA, sem defeito e 100% purificada das imperfeições terrestres. Porquanto o Deus perfeito e onipotente, certamente trabalharia para que tudo se tornasse impecável, irrepreensível e exato, ou faria tudo retornar à perfeição, naquilo que porventura houvesse recebido danos ou avarias, por sua coerência e magnânima vontade de estar sempre junto da perfeição. Esta seria a maneira mais lógica de se colocar a questão, e certamente foi esta a idéia que perpassou na mente dos anjos benignos, e até no próprio Deus. Até porque se sabe, em estética, na engenharia e na ciência da Caologia, que aquilo que podemos identificar como “imperfeição”, pode se configurar, e de fato o faz, na singularidade, peculiaridade ou assimetria compositora da exatidão, que, ao contrário do que os olhos falhos da Humanidade pensam, não seria tão simétrica e uniforme quanto requerem nossos padrões de beleza e forma. Assim, uma linda jovem que tem um sinal no rosto pode ser mais bela justamente por causa do sinal, ou um leve estrabismo pode embelezar ainda mais uma bela mulher. E esta regra também valeria para o plano espiritual: uma obra de salvação que apresentasse a feiúra do derramamento de sangue e da crucificação, além da aparente derrota do mestre, pode ser justamente a obra mais perfeita, cuja beleza estaria muito além do que nossos olhos humanos captam ou suportam. 
Ora, vejamos agora que, se Jesus irá nos mostrar as mãos e os pés e ali nós veremos, com nossos próprios olhos, as marcas ou cicatrizes dos ferimentos da cruz, por que cargas d’água Ele manteve aquelas marcas? Se a estética repugna feridas e cicatrizes, e se a onipotência poderia “limpar” tudo, por que manter aquelas marcas dolorosas, correndo o risco de serem entendidas como um sinal de rancor, e não de perdão? Enfim, aquela obra grandiosa de Deus na cruz e seus mistérios gloriosos apresentam uma mensagem muito mais profunda do que qualquer um de nós pode supor... – E, sem considerar CS Lewis, parece que só um homem poderia dar uma resposta cabal e completa sobre esta pergunta. E ele teria que ser um médico ou um cirurgião que trabalhasse com mãos e pés. O nome dele é PAUL BRAND, e sua resposta está expressa NESTE link. Oferecemos, pois, aos nossos alunos e leitores esta pérola maravilhosa dos céus, isto é, numa composição que adorna, com heráldica narniana, as palavras do grande cirurgião de Deus, encontradas no extraordinário livro “Deus sabe que sofremos”.