SALA DE LEITURA DA EAT

SALA DE LEITURA DA EAT
Vê-se CS Lewis no Quadro Central, ladeado por seus livros, o Busto de MacDonald à direita e a "Vela do Saber" acesa.

domingo, 29 de novembro de 2015

Semana Lewis 2015: Personagem de Lewis homenageia a "Lei de Murphy"


Aconteceu no 6º livro da série “Crônicas de Nárnia”, chamado “A Cadeira de Prata”, com um ser híbrido de humanos com batráquios, batizado por Lewis de “Sr. Paulama”, habitante das vastas planícies pantanosas do Norte. Paulama era um sujeito extraordinário! Um coração imenso de bondade e bom humor, associado a uma coragem de dar inveja ao Rei Davi, ancestral de Cristo. Tirava de letra as mais difíceis missões em nome de Aslam, até que recebeu a sua missão mais nobre e complicada, a saber, resgatar um nobre que se havia aprisionado à uma bruxa estonteantemente bela (que habitava os subterrâneos de “Síguimos”, planeta onde se encontra um país chamado Nárnia), chamado príncipe “Rilian” (ou Riliano). O StudioJVS fez um poema e um vídeo sobre a terrível prisão de Rilian, e os amigos podem assisti-lo clicando NESTE link. Este livro 6 das Crônicas de Nárnia deverá ser o próximo filme narniano de Hollywood, pelo menos assim espera este fã de Lewis e pelo que oramos. Pois bem. O que agora vimos pontuar é uma conclusão nossa alcançada após leituras como ESTA e após longos anos de estudos e deduções lógicas, debruçando-se sobre os aspectos teóricos e práticos da chamada “Lei de Murphy”, e tendo em vista fazer uma investigação maior sobre o Paulama, ou sobre porque Lewis inseriu naquele personagem um caráter pessimista, com o qual muitos acusam Lewis de ser derrotista e negativista, e por isso acabou transferindo sua visão catastrofista ao Paulama. Mas não é nada disso. O estudo de outras obras de Lewis, mas principalmente, o estudo da Lei de Murphy, nos capacita a afirmar que ser pessimista, neste mundo que inteiro jaz no maligno, e ao qual Jack chamou de “território ocupado pelo inimigo”, é muito mais que uma excelente opção para missionários em missões arriscadas, como se pode provar ao assistir algumas séries dos canais Discovery e History, onde verdadeiros desbravadores adentram florestas e pântanos perigosos, plenamente conscientes de que, a menos que tenham em mente sempre o pior cenário possível, jamais conseguirão sobreviver aos revezes da Natureza, senhora absoluta da luta pela sobrevivência. No seriado “Homens da Montanha”, por exemplo, ouvindo o experiente Marty falar, vemos ali a voz do Paulama que, perfeitamente lúcido perante a realidade (i.e. sendo realista), tirou esta jóia sacada de seu bondoso coração: “Pensar sempre no pior traz duas vantagens: se tudo der errado, ficamos felizes por ter previsto e alertado outros; se tudo sair bem, ficamos felizes porque nos preparamos bem e agora chegamos à vitória que nossa previdência nos brindou”. Eis aí uma lição preciosa de vida, a qual, antes de constituir pessimismo puro e simples, trata-se de realismo na mais exata expressão, que termina sendo o sumo e o resumo do Evangelho para soldados de Cristo combatendo o bom combate! Eita Lewis genial!

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Semana Lewis: A mais profunda frase de Lewis sobre o Purgatório

Nesta Semana Lewis 2015, quando se completa 52 anos do desencarne de nosso mestre, este Site tem a honra de apresentar, como memorial eterno, a mais profunda e completa explicação de Lewis sobre a existência do Purgatório. Trata-se de matéria complexa, mas ao mesmo tempo tão auto-explicativa e tão límpida em sua exatidão que custamos a crer que algum leitor de Lewis, seja ele evangélico ou católico, possa passar os olhos por este trecho do livro “Cartas a Malcolm” e não deduzir justamente o que esta Escola deduz. Lewis utiliza um recurso tão familiar às suas obras, a saber, falar como se estivesse presente aos fatos, ou como se o fenômeno ocorresse em seu próprio coração. Eis aí uma das mais belas pérolas de toda a rica coleção de livros de autoria de CS Lewis. Vejamos...

{Abre aspas}...
<< A visão correta se volta esplendorosamente para The Dream of Gerontius (‘O sonho de Gerontio’), de Newman. Ali, se me lembro bem, a alma salva, ao pé do trono, suplica para ser levada embora e purificada. Não consegue suportar mais nem um instante “as trevas que afrontam aquela luz”. A religião [verdadeira] tem reclamado o Purgatório.
Nossa alma exige o Purgatório, não? Seria de cortar o coração se Deus nos dissesse: “É verdade, meu filho, que você está com o hálito forte e que de seus trapos pingam lama e lodo, mas somos caridosos aqui, e ninguém o repreenderá por essas coisas, nem se apartará de você. Entre no gozo do teu Senhor”, não acha? Nós então deveríamos retrucar: - “Com submissão, Senhor, e se não houver nenhuma objeção, eu preferiria ser purificado primeiro”. - “Pode machucar, você sabe…”; - “Mesmo assim, Senhor”.
Suponho que seja normal o processo de purificação envolver sofrimento. Em parte por tradição; em parte porque a maioria do bem real que me tem sido feito nesta vida o tem envolvido. Mas não entendo que o sofrimento seja o propósito da purgação. Posso bem crer que pessoas nem muito piores nem muito melhores do que eu sofrerão menos ou mais do que eu. “Sem disparates envolvendo mérito”. O tratamento dado será O NECESSÁRIO, quer ele machuque muito, quer pouco. >> {Fecha aspas}.

CS Lewis, trecho do livro “ORAÇÃO – CARTAS A MALCOLM”, Editora VIDA, 2009, encontrável na Carta XX, às páginas 138-139, nos parágrafos 9, 10 e 11. O único comentário necessário que resta fazer é perguntar se Lewis foi claro ou não neste trecho(?)... Se a realidade tangível do Purgatório não se descortina diante de qualquer pessoa que, sem viseiras denominacionais, olha para a própria alma e pergunta: “Se eu chegasse diante do Senhor ainda sujo e mal cheiroso, e visse a assepsia e a brancura perfeitas do ambiente 100% puro do Paraíso, não iria querer lavar-me também para não dar vexame a mim mesmo e constrangimento ao meu bom Deus? E se precisarei de uma limpeza extra (pelos pecados que morri sem me arrepender) e ao mesmo tempo estiver salvo do inferno, onde ficará a minha alma no período de minha última lavagem?”... – Eis porque esta Escola considerou este trecho de “ORAÇÃO – CARTAS A MALCOLM” como o mais perfeito testemunho de Lewis acerca do Purgatório. Quem tem ouvidos para ouvir...

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Semana Lewis 2015: Um dos melhores padres brasileiros cita Lewis


Não se admirem com que grata surpresa não “tropecei” numa palestra de um padre muito querido nosso, o grande Padre Paulo Ricardo de Azevedo Junior, um dos mais ativos porta-vozes de denúncias contra o atual Sistema brasileiro e mundial (no sentido do combate ao comunismo, ao governo corrupto do Brasil, ao ativismo gay e a destruição da família tradicional, entre outras coisas, provando que é um servo de Deus que não perdeu a coragem apostólica de enfrentar o Sistema, como muitos crentes não têm feito). Pois bem. Este padre amigo foi sabatinado – ele é sempre, como todo bom cristão – com muitas perguntas, sendo uma delas direcionada a falar sobre J.R.R. Tolkien, autor de “O Senhor dos Anéis”. E então, para ficarmos mais maravilhados ainda com ele, o vimos citar CS Lewis em sua resposta (veja AQUI), mostrando que leu toda a “série de Nárnia” e que entendeu muito bem o sentido cristão daquelas crônicas de Lewis. Com sua mente brilhante, captou direitinho que Aslam é Jesus Cristo, e que por isso os livros de CS Lewis são tão benquistos por ele, recomendando a leitura de nosso mestre para qualquer público, sobretudo cristãos. E nós, como temos conhecimento teológico colhido do Magistério da Igreja, nos sentimos felizes e seguros em afirmar que, sem a menor sombra de dúvida, para um padre católico romano defender Lewis como padre Paulo Ricardo, só pode ser porque ele viu em Lewis toda a compatibilidade do Lewisianismo com a doutrina católica, e daí as deduções são inevitáveis, a saber: (1ª) Que Lewis não desfaz as crenças católicas, pelo contrário, só é aconselhável porque as defende; (2ª) Que Lewis não compartilha das crenças protestantes como os evangélicos alegam, pelo contrário, que Jack apresenta crenças que fazem um padre indicá-lo para a leitura de fiéis católicos; (3ª) Que toda a Moral cristã, a Soteriologia e a Escatologia lewisiana são, isso sim, idênticas à católica romana, e isso é decisivo para a recomendação de Lewis como conselheiro espiritual de católicos. Enfim, fica em nós a alegria e o júbilo inefável de um reconhecimento desses, o qual já havia sido atestado por ex-protestantes agora católicos, e em nós se refaz a cada dia como uma dádiva dos céus, como que cumprindo a parábola do filho pródigo com a volta de muitos irmãos separados ao seio da Igreja-mãe. Que Deus continue a operar por Lewis esta nova Reforma para construir, na Terra ou no Céu, o sonho divino do ecumenismo universal. Viva o Padre Paulo Ricardo! Viva Lewis!

domingo, 22 de novembro de 2015

Semana Lewis 2015 - “Kepler-78b” prova que Lewis estava certo e “Vulcano” é possível


A "mentirologia" oficial da NASA é tão absurda que até influenciou a Astronomia moderna que, sem ter todos os dados do universo, assumiu a noção de que nenhum corpo celeste poderia orbitar muito perto de uma estrela, sob pena de ser sugado por ela e se desintegrar no inferno escaldante da superfície estelar! Bobeira grossa e erro crasso! Pelo menos é isso que prova a descoberta do planeta “Kepler-78b” (clique e veja AQUI), um planeta que gira tão próximo de seu sol que jamais poderia resistir-lhe a gravidade, e nunca poderia estar ali pela lógica pífia da mente humana. Kepler-78b é um modelo de absurdo vivo, pois além de não possuir camada gasosa nenhuma (esta sim deve ter sido consumida pelo seu sol), é um planeta rochoso gigantesco, que jamais poderia orbitar aquela órbita tão próxima de sua estrela, porquanto as grandes massas planetárias geralmente orbitam bilhões de quilômetros de sua estrela-mãe, e por isso sempre possuem uma enorme camada de gases sobre seu núcleo rochoso/ferroso. O fato de estar tão perto de seu sol leva os cientistas a suspeitar de uma velha astronomia cosmogônica, a qual preconizava que a força gravitacional das estrelas não é uniforme, e que podem existir estrelas com baixa gravidade ou outras cuja gravidade oscila, podendo uns tempos sugar tudo ao seu redor (e aí se aproximariam de modelos de buracos-negros), e noutros tempos não sugar, deixando astros vizinhos sem atração por uns tempos, o que pode ser o caso do Sistema de Kepler-78b. O problema é que embora vizinho da Terra, o nosso Sol também esconde um enigma orbital terrível, que astrônomos medievais já apontavam, a saber, a existência de um planeta que orbita tão próximo do Sol que passaria entre ele e Mercúrio, e que por ser pequeno demais e flamejante, jamais seria visto por nós! Até mesmo os modernos sistemas de detecção por radiofrequência ou por espectrografia teriam dificuldade em capturá-lo, e isso explica porque a Ciência ainda não divulgou nada que nos apresente um irmão-gêmeo de Mercúrio, que para CS Lewis seria o irmão mais novo do nosso Sistema Solar. De qualquer modo, houve até cientista cético que mencionou o mistério de “Vulcano”, mas não levou a suspeita adiante por causa do risco de ser desmoralizado perante os “acadêmicos de carteirinha”. Enfim, mais uma vez os fatos* vêm provar a expertise, a astúcia e a “clarividência” de Lewis, que nunca hesitou quando escreveu sobre os mistérios de Deus, matéria-prima de todas as suas obras (dEle e de Lewis). Viva o Mistério Eterno!
_________________________________________________________________
(*) Dentre estes fatos, a atual descoberta da estrela “KIC 8462852” com interrupção de sombra de até 22% em sua luminosidade, pode também estar apontando para um super planeta que está nascendo ali, e sua “gestação-parto” pode estar eclipsando a luz da estrela a cada 22% de luz. Confira a matéria bombástica NESTE link e pasme.


sexta-feira, 20 de novembro de 2015

A Grande Terra de CS Lewis – O Reino Unido

Mistérios sem fim no Reino Unido: até Aslam é visto do alto (Clique na figura para ampliar)

A dois dias de iniciar a "SEMANA LEWIS", este BLOG vem dizer que recentemente tivemos a grata surpresa de encontrar na Internet um vídeo muito bem feito, de um canal do Youtube chamado “Assombrados.com”, no qual um simpático casal (Mateus e Ana) conta casos “assombrados” pelos quatro cantos do mundo, e NESTE vídeo em particular, eles chamam a atenção para um ponto que não poderia passar despercebido de um fã de Lewis. A saber, eles declaram que “a Inglaterra ainda é um país que leva o sobrenatural a sério”, e isso nos incentivou a dedicar uma postagem à Terra de Lewis, às vésperas da SEMANA LEWIS 2015. Com efeito, o povo britânico em geral, os escoceses e sobretudo os irlandeses, irmãos patrícios de Lewis, são um povo efetivamente “encantado” (encantado pelos encantos divinos) e cativado pelas estranhezas do mundo, como se intuíssem, acima de qualquer suspeita, que Deus encravou mistérios sem fim entre a Terra e o Céu, lembrando outro patrício de Lewis (Shakespeare) que nos ensinou que “há mais mistérios entre o Céu e Terra do que pode supor a nossa vã filosofia”. Mas enfim, por que será que Jack e o povo do Reino Unido são tão sensíveis aos mistérios deste mundo? Muitas respostas poderiam ser dadas AQUI, porém uma delas é a que mais se aproxima do pensamento de Lewis: “É que Deus operou tantas obras maravilhosas e sobrenaturais naquela gigantesca ilha (ao ponto até de deixar, quem sabe, no DNA de seu povo, um certo “dom paranormal de vidência” dos mistérios, centrado sobre a fé pura dos celtas e a boa vontade incentivada pelo Cristianismo insular) que não lhe foi mais possível impedir que seus povos “intuíssem” ou sentissem, como verdadeiros sensitivos, objetos doutro mundo e até seres estranhos, com os quais Lewis se inspirou para escrever suas obras “ditas ficcionais”. O mais extraordinário é sentir, até mesmo no coração de um brasileiro nordestino, que aquele mundo “mágico” onde Lewis viveu e de onde Jack aprendeu e apreendeu o sobrenatural, aquela atmosfera mística e mítica, era precisamente o resultado de milhões de anos de incursões angélicas a este mundo, das incontáveis milícias celestiais que operam unidas a Cristo, das quais Lucas falou em Lc 2,13 (Hb 12,1). Jack até chegou a chamar tais missões de “estranha comunicação do Além-mundo” que nenhum silenciamento pode calar, chegando sempre às nossas mais longínquas e estranhas memórias. Enfim, que Deus continue abençoando a grande Ilha (no original, Inglaterra significa “Insula Angelorum” = Terra dos anjos), assim como tem abençoado Israel, até que Jesus volte para seu povo! Maranata!.

domingo, 15 de novembro de 2015

Deus criaria um planeta rochoso onde o homem não pode respirar?


Um vídeo curioso e muito interessante está na grande Rede, no Youtube, e pode ser visto clicando-se NESTE link, como ponto de partida para a conversa deste post. Ali se vê aparentemente um ser humanóide andando sem respirador na nossa Lua, acusada de não ter ar. Mas vejamos bem. Desde que o homem iniciou as suas elucubrações sobre a vida extraterrestre, ainda na Idade Antiga, sempre houve a “visão” de mundos habitados por seres humanos ou por seres “pulmonares”, isto é, por criaturas que respiravam oxigênio e viviam como nós, bebendo água e alimentando-se do fruto da Natureza. Esta intuição até certo ponto ingênua e descartável dos povos antigos nunca foi levada muito a sério, caindo no ridículo após o Iluminismo e o advento dos telescópios com Galileu Galilei (nem é preciso dizer que, se na Idade Média já se duvidava de uma vida humana num planeta com outra atmosfera, o que não dizer da visão moderna da Astronomia?). Todavia o que o leitor não deve se espantar é que o gênio de CS Lewis (nosso mestre emérito), embora sem formação em Astronomia e Exobiologia, nunca descartou totalmente a possibilidade de Deus criar outras condições favoráveis à vida, deixando completamente desconhecida a estranha “química atmosférica” de outros planetas, sem tirar dos astrônomos a presunção de acreditarem saber a verdade, até para proteger da violência humana os povos inocentes de outros planetas. Ou seja: Deus reservou a certeza da verdade APENAS para os astronautas que porventura cheguem a outro planeta, e depois fechou as portas dos planetas vizinhos para nenhum deles ir lá! Noutras palavras, todo o conhecimento da Ciência Moderna relativo à atmosfera dos planetas é falso ou incorreto, pelo menos no que diz respeito aos planetas rochosos, já que nenhum ser físico poderia viver num planeta gasoso. Mas Lewis contou OUTRA história. Lewis contou que as atmosferas de Marte e Vênus são respiráveis, e que os sinais captados pelos instrumentos que analisam a superfície dos dois planetas são propositalmente trocados para “ar irrespirável”, com o intuito precípuo de afastar nossos astronautas de lá! Ou seja: trata-se de uma providência salvífica de Deus para com os povos incontaminados de lá! Eita Deus grandioso e protetor dos inocentes! Que Ele seja louvado para sempre!...

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Uma descoberta de cair o queixo: "algo" saiu de um buraco negro!


O que significa um objeto sair de dentro de um buraco negro?
Pasmem os amigos e visitantes já perplexos com tantas esquisitices a pintar nesta era de trevas da pós-modernidade! Pasmem vocês que a NASA, digo, a própria NASA, sempre cética e ocultadora da verdade, acaba de vir a público contar a sua descoberta mais chocante, e jamais vista em tempo algum! Vejam que impressionante: um estranho objeto SAIU DE DENTRO de um buraco negro (BN), coisa considerada até então impossível! Impossível, sim, pois a mais avançada astrofísica já tinha demonstrado, por “A+B”, que nada escapa de um buraco negro. A ideia geral é que um “BN” configura um grande “esgoto” cósmico, ou uma força de sucção devastadora, tão forte que não permite nem mesmo a luz escapar, mesmo esta sendo a coisa mais veloz que existe! Tss-tss! Sendo assim, 1.001 dogmas científicos parecem estar caindo diante dos nossos olhos! Senão vejamos: (1) Nem todo buraco negro é um esgoto ou sucção, podendo alguns ou muitos deles serem o contrário, ou seja, uma grande fonte de repelência, expulsando tudo o que lhe vem DE DENTRO; isto combina direitinho com o que propôs o grande astrônomo da terra de Lewis chamado John Gribbin, em seu livro “Buracos Brancos”; (2) Que podem existir coisas mais velozes que a luz, como Lewis ensinou na Trilogia Espacial, ao ponto de poderem escapar da colossal sucção, antes mesmo dela “pegar de jeito”; (3) Se algum objeto pode vir de dentro, um buraco negro pode mesmo ser um vórtice ou portal multidimensional, por onde coisas de outro universo poderiam pintar por aqui; (4) Se um objeto consegue sair de um buraco negro, só pode ser por controle inteligente ou por Magia Divina; (5) Se um objeto ultrapassa um buraco negro vindo de outro universo, então só pode ser uma nave espacial alienígena; (6) Etc, etc. Enfim, os amigos devem estar impacientes para ver a notícia, que eu até agora só consegui receber de uma única fonte, a saber, o “Yahoo News”. Ainda estou esperando para ver a repercussão dela noutros sites ou na Comunidade Ufológica, que sempre estão à frente nas notícias. O link para ler a matéria no Yahoo é ESTE AQUI. Enfim, só resta dizer duas coisas: ainda há alguma dúvida de que “grandes coisas estão em andamento” e que o Senhor da Luz está chegando?; e por último, se os amigos tiverem contato com qualquer outra fonte que tenha veiculado a notícia, por favor queiram encaminhá-la para nós pelo e-mail eatjve@gmail.com, okay? Ficaremos desde já muito agradecidos. Tenham todos uma ótima semana e toda a proteção de Deus nesta hora! Maranata!.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Ausência de arrebatamento: já estamos numa Grande Tribulação


Dizendo que “até os cientistas estão pasmos com a rápida chegada do fim”, algumas postagens atuais deixam cada crente com uma pulga atrás da orelha, ou com as malas prontas, na expectativa das coisas que hão de vir e na escuta da trombeta que pedirá a cada um de nós subir as montanhas e escapar do caos nas cidades lá em baixo. Os amigos devem conferir as matérias nos seguintes links, com os seguintes comentários: (1) "Novos dados científicos revelam que o processo de extinção da humanidade já começou, é irreversível, e estará concluído por volta de 2040"; (2) Conferência de Imprensa de Natalia Shakhova e Igor Semiletov, investigadores no International Arctic Research Center, da Universidade do Alaska em Fairbanks, e membros da Academia Russa de Ciências. Confiram NESTE link. Informação de apoio técnico se encontra nos seguintes endereços:
- Natalia Shakhova
http://www.iarc.uaf.edu/people/nshakhov
- Igor Semiletov
http://www.iarc.uaf.edu/people/igorsm
- Vídeo sensacional sobre a Grande Tribulação e o atentado às Torres Gêmeas:
Porém ainda há questões técnicas a serem dirimidas na cabeça de muitos crentes, pois a maioria ainda crê que haverá arrebatamento ANTES da Grande Tribulação, e que portanto o processo já estaria começando agora, com os estranhos sequestros pelo mundo todo. Vejam os irmãos que tal não se dará, como muito bem explicou o pastor Augustus Nicodemus e complementamos NESTE vídeo publicado já há algum tempo. A questão toda parece estar ligada ao medo subconsciente de cair no “Grande Abismo” e nunca mais sair de lá (por pura ignorância das Escrituras e de CS Lewis), esquecendo-se da palavra clara do Apocalipse que diz que aqueles que chegaram egressos ou VINDOS DA GRANDE TRIBULAÇÃO tiveram as suas vestes lavadas no sangue do Cordeiro e por isso refletiam um branco muito mais alvo que a neve, com a honra de ter permanecido de pé na Grande Batalha! Portanto, não é apenas uma questão de sofrer por causa do pecado, mas uma infra-estrutura da própria parusia, cujo mecanismo preestabelece a luta de crentes contra as forças das trevas, como diz Ef 6,12-13 (releia este trecho e veja que o “dia mau” a que se refere o verso 13 é o resumo didático de Paulo para o período de 7 anos da Grande Tribulação!). É isso. Agora a Verdade está restabelecida. Todos de pé lutando pelo Senhor! Maranata!