SALA DE LEITURA DA EAT

SALA DE LEITURA DA EAT
Vê-se CS Lewis no Quadro Central, ladeado por seus livros, o Busto de MacDonald à direita e a "Vela do Saber" acesa.

quinta-feira, 30 de março de 2017

Agora entendo porque Deus sempre defendeu o Reino Unido



Num daqueles achados surpreendentes do destino, acabei fazendo uma descoberta impressionante para minhas crenças pessoais, vinda de uma fonte inesperada, por ser ela um homem que milita mais na área da política do que da Teologia em si. Refiro-me ao sincero e espirituoso José Márcio Castro Alves, de quem eu confesso jamais prever que viesse uma “inspiração” tão peculiar ao corpo doutrinal de minha fé cristã (excluindo a crença de Zé Márcio na “terra plana”), como o leitor poderá verificar agora. Imagine o leitor que “Zé Márcio”, por ser um direitista anticomunista convicto e batalhador, e por nutrir uma certa paixão pelas tradições do Velho Continente, encontrou um vídeo onde Margareth Tatcher (já na sua época) se colocava contra a União Europeia, contra a moeda única do Euro, contra a islamização da Europa, contra, enfim, qualquer sinal de esquerdização do Ocidente e a favor do que hoje conhecemos como “Brexit” (a vitória dos conservadores ingleses contra a participação do Reino Unido no Mercado Comum Europeu e noutras “marmotas” socialistas). Ora, no vídeo supracitado, assista ele AQUI, Zé Márcio conta que sempre foi um admirador da Tradição do Povo Britânico e chama a nossa consciência para entender a razão do Brexit e o valor de cada nação europeia independente, separadamente, como único meio de impedir a islamização do Velho Continente. Enfim, nossa visão se abriu para enxergar a participação de Deus neste tabuleiro intrincado da política internacional, e deixou realçada a certeza de que o Senhor dos Exércitos luta por seu povo aonde quer que ele esteja, mas sobretudo se estiver com os pés fincados na Terra Santa (Israel) ou na “Insula Angelorum”, que é o nome antigo da Etimologia para “Inglaterra”. E aqui, sem dúvida, CS Lewis “tremeu no túmulo” (no ditado popular), ou seja, Jack se levantou na Glória para aplaudir de pé a boa consciência de Zé Márcio, um valoroso brasileiro com coração britânico...

segunda-feira, 20 de março de 2017

Mudança na periodicidade de nossos blogs e sites



Como os prezados visitantes devem ter notado, a Direção dos sites e blogs “Escola de Aprofundamento Teológico” e “Casamento-a-Três” alterou a periodicidade das nossas publicações de artigos e comentários, por motivo de força maior. O problema por nós encontrado se refere ao fato de que, após 10 (dez) anos de presença ininterrupta na grande Rede, todas as credenciais de nossas crenças já estão devidamente publicadas e repassadas aos nossos visitantes e amigos, não havendo mais quase nada para acrescentar ao nosso “corpo doutrinal ou ideológico”, exceto quando em razão de alguma dúvida levantada por alunos nossos ou visitantes “curiosos”, que tanto nos honram. Assim sendo, e porque todos os nossos artigos e livros figuram perenemente na WEB para quem quiser nos conhecer, e também para dedicarmos tempo integral à publicação de vídeos no Youtube (ferramenta muito mais simples e mais capaz de alcançar multidões), alteramos os prazos de nossas publicações da seguinte forma:
(1º) As publicações de artigos deste Blog serão feitas a cada 10 (dez) dias, preferencialmente nos dias 1, 10, 20 e 30 de cada mês, exceto em razão de força maior.
(2º) As publicações de artigos do Site da EAT (www.e-a-t.info) continuarão sendo postadas a cada 15 dias, até nova ordem, de preferência nos dias 1, 15 e 30 de cada mês ou 1, 15, conforme o caso.
(3º) As publicações de artigos do Site “Casamento-a-Três” (www.casamento-a-tres.com.br) passarão a ser mensais, de preferência no primeiro dia de cada mês, ou no segundo.
Isto posto, e ao mesmo tempo em que o informamos, ampliamos pontualmente apelos pelo envio de respostas e comentários aos artigos neste Blog e nos sites citados, pelos quais encontraremos muito mais prazer e inspiração para redigirmos textos completos em resposta, como sempre fizemos. Finalmente, e em compensação, nossos canais no Youtube estarão mais municiados de vídeos semanais ou no máximo quinzenais, com matérias pontuais em resposta a comentários, ou em atendimento a pontos difíceis de nossa fé, ou como resultado de inspirações oriundas de nossas pesquisas na Internet em geral. Enfim, agradecemos a todos pela compreensão e apoio aos nossos trabalhos. Nossos canais no Youtube são:
A Direção.

sexta-feira, 10 de março de 2017

Deus fez um animal imortal ou por que a Entropia parece não deter este bicho?



O que é a imortalidade lá no dicionário de Deus? Seria alguma coisa física, tridimensional, tão fraca quanto nós, sobreviver indefinidamente, sem chegar a morte alguma? Ou quando a Ciência fala de imortalidade quer dizer “imortal enquanto dure o planeta e as condições atuais”? Enfim, as notícias dão conta da descoberta de um tipo de MEDUSA, um animal aquático (tão aquático que seu corpo inteiro é praticamente “água viva”) encontrado em quase todos os oceanos do mundo, com o qual a Ciência não descobriu qualquer extinção, tanto dentro da espécie quanto nos indivíduos dentro dela, o que nos leva a imaginar alguma coisa neste planeta “não sujeita à entropia” ou à ‘Lei de Murphy’. Ora; qualquer objeto ou ser vivo que pudesse durar para sempre (ou enquanto durar o planeta) estaria frontalmente opondo-se à entropia cósmica, resultado do planejamento divino da Criação da matéria tridimensional, o que em si só resulta em tremendo mistério, alicerçado em duas premissas: (1ª) Ou a entropia seria um resultado aleatório da Criação, como alguns desastres são efeito de “coincidências”, e não alcançaria necessariamente toda a matéria; ou (2ª) Deus teria planos intercalados no meio do plano original da criação, permitindo que algumas poucas coisas durassem para sempre, e a maioria não – incluindo nós homens após a Queda. Enfim, está aí um mistério estrondoso que nossos leitores poderão confirmar no Blog do Philipe K. David (veja AQUI) e que responsabiliza enormemente os teólogos cristãos em sua tarefa de facilitar a inteligibilidade humana. Resta a nós desta Escola lembrar a fascinação que CS Lewis tinha por todos os mistérios deste e de outros mundos, e da lição que deixou para nos estimular a também buscarmos respostas para tudo, em obediência à instrução de Jesus que dizia: “Observai as aves dos céus” (veja que “aves” ali pode muito bem ser “UFOs”); observai os lírios do campo (podem ser medusas da água); observai nas figueiras que parecem cogumelos nucleares; observai as árvores, que também podem ser “pessoas”, pois um cego curado por Jesus, antes de sua cura definitiva, confessou estar vendo as pessoas com aparência de árvores. Enfim, são esses enigmas maravilhosos um dos maiores segredos do amor pela Verdade.

quarta-feira, 1 de março de 2017

Excelente informação científica desmente os “reencarnacionistas”...



Uma reportagem bem recente, com ótima síntese de um estudo científico, nos parece dar o golpe de misericórdia na teoria da reencarnação, justamente naquilo que os reencarnacionistas mais alegam ser prova de vidas passadas, a saber, as estranhas memórias de experiência vividas antes de nosso nascimento (o leitor deve ler a reportagem depois deste comentário: por favor leia AQUI). Com efeito e a rigor, a complexidade da memória humana é tão abissal ou profunda que a mera investigação de uma lembrança deveria suscitar os mais minuciosos estudos, sem contar que deveria abordar a própria infra estrutura do cérebro, a constituição da mente, a capacidade de memorização do espírito e as evidências de propagação social das vivências humanas, naquilo que os técnicos chamaram de “memória coletiva”. Enfim, é um verdadeiro ‘labirinto de minotauro’, com seus mil e um túneis escuros, onde cientista algum jamais deu uma resposta definitiva ou 100% segura em sua totalidade. Neste sentido, com tão medonho labirinto existindo entre o pesquisador e o pesquisado, e entre a pesquisa e os estudantes, não há nada a acrescentar para provar o óbvio: tudo o que ocorreu antes de nós está oculto sob as densas trevas do desconhecimento e até da incapacidade de apreensão das realidades passadas, e as “notícias” que nos chegam aos borbotões não nos dão garantia alguma de suas circunstâncias e origens, cabendo a qualquer sábio a humildade perante o mistério. Ou melhor, cabendo a humildade de reconhecer o mistério profundo de suas próprias lembranças individuais (mesmo aquelas vividas no dia anterior ao hoje, ontem mesmo), quedar-se pasmo diante da imensa ignorância que as memórias coletivas adicionam à memória planetária como um todo, e o inconsciente coletivo de Jung deve ser encarado até como “simples ninharia” diante da rocambolesca complexidade da mente humana, entendida como um todo em conjunto espiritual com o planeta inteiro. Neste sentido, qualquer sábio deveria reconhecer que tão grande mistério (o da memória individual e coletiva, que vara toda a história do tempo) torna inconsistente, pobre, incoerente e até desnecessária a crença na teoria da reencarnação, pois o mais provável infinitamente mais provável é que, com tantas memórias individuais – perdidas ou recuperadas por nosso “mecanismo-resgatador-falho” – e incontáveis memórias coletivas (também perdidas da noite dos tempos), não há razão lógica alguma para acreditar que nossas lembranças de supostas vivências constituam qualquer prova razoável de vidas passadas, porquanto não passem de enxertos de emoções intrometidas na nossa genética, por conta da estranha “transmigração mnemônica” agora provada em laboratório. Enfim, eis aí chegada a verdade pela Ciência, que os espíritas fraudulentamente chamavam para si, enquanto Deus permitia a ignorância que um dia Ele mesmo iria debelar. Viva o Senhor da Verdade!