SALA DE LEITURA DA EAT

SALA DE LEITURA DA EAT
Vê-se CS Lewis no Quadro Central, ladeado por seus livros, o Busto de MacDonald à direita e a "Vela do Saber" acesa.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Sobre a questão da cegueira humana e os 5 sentidos

Muito já se disse sobre as limitações frustrantes do cérebro humano, em cujo interior penetram apenas dados filtrados pelo pente fino dos cinco sentidos, os quais, longe de significar uma vantagem intelectual, impedem a entrada de muitíssimas sapiências e informações, todas úteis e necessárias à caminhada de um animal racional sobre a face da Terra, um planeta afinal “perigoso e perdido num quintal do cosmos”. Entretanto, este dado da limitação dos 5 sentidos agora conta com um aliado forte em defesa de sua argumentação, e por sua precisão e contundência, esta Escola vem de sugerir sua assistência, não apenas para seus alunos, mas para o público em geral. Trata-se de um sensacional vídeo acerca do assunto, o qual aborda, além do tema supracitado, uma série de outras informações riquíssimas sobre a mente humana, abrindo horizontes para a visão da imensa deficiência cognitiva de nossa estrutura ontológica, inobstante este mesmo dado prove o quanto já avançamos nesta estarrecedora constatação. O leitor interessado deve assistir ao excelente vídeo clicando NESTE link, escutando-o com toda a atenção que ele merece.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Cérebro também aprende dormindo



Pesquisa da BBC mostra que Dr. “T” estava certo


Recente pesquisa divulgada na Inglaterra (veja NESTE link) vem lembrar que Dr. “T” estava certo. Dr. James “T” Mangan, grande fundador da "Nation of Celestial Space" ou simplesmente “Celestia”, deixou claro em seu bombástico livro “O segredo da vida abundante” que nosso cérebro aprende pelos mais diversos meios, inclusive através do sono, sem qualquer participação do “eu-consciente”. É como se o objetivo maior da criação (“aprender”, segundo o poeta Costa Matos) tivesse sido encomendado por Deus com tamanha antecedência e interesse que o Criador nem sequer fez questão de distinguir EM QUÊ ou ONDE o aprendizado entraria, como se a natureza inteira fosse uma grande Escola e seus átomos seus professores! Ou seja: isto é a verdadeira “pan-Educação” no mais refinado sentido!. E mais: Mangan explica com maestria e minúcia o quanto a mente inteira, sobretudo por meio DOS SONHOS, acumula vasta rede de conhecimentos universais, de tal modo que se uma pessoa morresse sem jamais ter podido mover os braços e as pernas (tendo passado a vida inteira numa cama), ainda assim sairia da vida com uma grande bagagem cognitiva, a ponto de o Juízo de Deus poder lhe arguir, sem qualquer omissão, acerca de suas razões pessoais e implicações do que aprendeu. É a prova de que quando a Bíblia diz que TODOS compareceremos perante o tribunal de Cristo (2 Co 5,10), não haverá para Deus nenhuma dificuldade de dialogar com as almas (inclusive cobrando-lhes responsabilidades) e ninguém será culpado ou salvo sem que uma boa explanação recíproca não seja apresentada (É isto que aponta Isaías 43,26).

sábado, 15 de setembro de 2012

Caso prova que saúde mental independe do estado do cérebro


Ao contrário do que se sabia acerca do cérebro humano, a saúde mental não está necessariamente ligada à higidez ou perfeição encefálica, podendo existir em condições precárias ou insuficientes, “dentro de um mínimo de espaço de atuação de Deus, onde o Espírito Santo possa atuar e falar”. Isto ficou provado no episódio do operário que teve o crânio trespassado por um vergalhão numa obra no Rio de Janeiro (veja NESTE link) [coisa que estranhamente quase se repetiu aqui], cujo estado final, de absoluta saúde física e mental, provou que maior é aquele que está em nós do que aquele que está no mundo. É óbvio que não pensamos que o espaço físico dos neurônios e dos miolos seja o lugar onde o Espírito de Deus age no interior da mente humana, porque o Espírito é espírito e não precisa de espaço algum, assim como os verdadeiros adoradores não precisam de templo (Jo 4,20-24). Além do mais o Espírito sopra aonde quer (Jo 3,8) e não há um lugar onde não possa ir, como sabemos por nosso Credo Escatológico (Salmo 139,7-10). Isto pode dar margem a algumas conclusões estarrecedoras: (1a) Fetos anencéfalos podem ter uma chance de viver normalmente no meio da sociedade, o que torna o seu aborto um assassinato como outro qualquer; (2a) A morte do coração ou mesmo do cérebro pode não corresponder à morte do indivíduo, e por isso a doação de órgãos deve ser revista com cuidado; (3a) A localização da consciência pode não estar no cérebro ou ter uma localização “flutuante”, dependendo do tempo que resta para o cumprimento da missão determinada pela vontade de Deus; (4a) E outras a pensar, como a da inteligência animal e a da Evolução das Espécies. Finalmente, o que devemos ter em mente é a conversão de entrega total do coração a Cristo, pois este é o único processo onde o homem passa a ser, milagrosamente, uma parte "viva" da mente de Deus, e por isso não mais vive ele, mas Cristo nele vive.

domingo, 9 de setembro de 2012

Por que somos obrigados a dizer que temos uma igreja?

Uma das piores condições da ignorância e presunção daqueles que são membros das chamadas “igrejas pós-modernas”, sobretudo das neo-pentecostais atreladas à teologia da prosperidade, é a intransigência intolerante para com quem não estiver devidamente “engajado” à vida religiosa dos templos de uma denominação. Tais indivíduos, usuários de viseiras eclesiais, engoliram sem qualquer exame lógico, apenas as razões de quem freqüenta templos, e não outras, que podem ser tão grandes ou maiores do que as deles para não estarem engajados. A decadência e o descaso com a Educação, tanto em estrito quanto em lato senso, que nós mesmos há décadas acusamos como responsáveis pelo estado simiesco das mentes pós-modernas (que gerou um país com um dos maiores índices de analfabetismo e incapacidade de interpretação do mundo), é também o responsável por este “pré-conceito” eclesial, típico de lideranças religiosas venais e populistas, para quem a precariedade da Educação é forte aliada dos planos de enriquecimento e inchamento de seus templos-empresas. Fica evidente que, entre almas letradas e sábias, o desengajamento ao templo jamais significará falta de espiritualidade ou mesmo inferioridade discipular, porquanto a consciência das virtudes anímicas estão presentes e a liberdade do Espírito Santo é a responsável pelas missões extra ou para-eclesiais. Entre as almas iletradas, a única idéia assumida é a de desvio da fé ou mesmo não-conversão, tal como pensam as lideranças de suas igrejas, que se interessam justamente por multidões que apenas freqüentem templos, conquanto signifiquem opulência de dízimo$. Isto posto, esta Escola vem tocar neste assunto não apenas por causa de afiliados e alunos que sofrem este “pré-conceito” na sociedade, mas porque o tema tem sido e deve ser cada vez mais batido nestas plagas tupiniquins, ou enquanto durarem as vozes da geração que ainda está viva e única capaz de trazer a verdade para a juventude e as massas de manobra que interessam aos pastores de hoje. Acerca do assunto, duas vozes têm se levantado estes dias com maestria, uma delas associada à EAT, o nosso nobre irmão Arthur Acastro Egg Neto (Tuco), fundador do site "A Trilha". A outra voz, respondendo à mesma questão em seu site, é a do irmão Eliel Vieira, e pode ser lida clicando-se NESTE link. Para nós da EAT, foi o melhor artigo-resumo de resposta aos modernos crentes, aqueles que esqueceram de botar a palavra IGREJA no lugar da palavra SÁBADO no versículo Marcos 2,27.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Batistas querem “simplicidade”???


Imaginem vocês que os batistas, tomando como exemplo o Cristianismo “puro e simples” de CS Lewis (título flagrantemente equivocado e traduzido em desacordo com o capítulo II deste mesmo livro, chamado ‘A Invasão’), vêm a público informar que querem simplicidade ao evangelho pregado hoje em dia, como se o atual cristianismo água-com-açúcar não passasse de um arremedo simplório do livro de Lewis, o qual, ao contrário, critica a água-com-açúcar e afirma justamente o oposto, a saber, que o Cristianismo Autêntico é muito difícil e complicado (II Pe 3,16), e ao ser assim nada mais fez que refletir com realismo a realidade do próprio Deus, ao contrário daqueles que andam, segundo Lewis, “inventando religiões simplistas” contra as quais não podemos competir em simplicidade e apelo barato ao povão. Triste quadro geral que vemos no cristianismo pós-moderno, que sempre nos surpreende pelos maus frutos colhidos das incongruências do próprio povo brasileiro, que é historicamente indolente, enrolador, interesseiro e alienado das coisas de Deus. O que os batistas deveriam estar buscando era justamente seguir CS Lewis a risca, ou seja, ensinando o Cristianismo Autêntico em suas igrejas e pregações, contribuindo para dissipar as trevas de todas as ignorâncias deste nosso povo, a começar do próprio analfabetismo e da falta do hábito da leitura. Fica aqui o nosso espanto pela notícia expressa no título deste post.