SALA DE LEITURA DA EAT

SALA DE LEITURA DA EAT
Vê-se CS Lewis no Quadro Central, ladeado por seus livros, o Busto de MacDonald à direita e a "Vela do Saber" acesa.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

SEMANA LEWIS: Nárnia desperta outras mentes


Recentemente tivemos a oportunidade de ler os capítulos finais da excelente “paródia séria” acerca das “Crônicas de Nárnia”, levada a termo por um inteligentíssimo fã de Lewis, autonominado “ro1000son”, na qual o nobre irmão “recria” toda a saga da feiticeira-branca a partir de um primórdio oculto (ou não revelado por Lewis), mostrando outras tramas engendradas por aquela que infernizou Nárnia com um inverno perpétuo, como vimos no livro “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupas”. A narrativa é extremamente inteligente e remonta toda a atmosfera narniana com riqueza de detalhes, certamente cativando todos aqueles que gostaram das Crônicas, e não apenas os fãs de pouca idade. Novos personagens são apresentados com perfeita conexão para com o enredo principal, com desdobramentos tão bem pensados que não nos esquivaremos de atribuir uma estranha e elevada inspiração lewisiana em seu autor. Aliás, temos todas as condições de assim pensar, por conta e ordem de experiência semelhante acumulada na longa caminhada de leituras em Lewis, sobretudo nos estudos profundos da realidade por trás de suas supostas “ficções” (exemplo disso é o livro “O Destinograma”, que mostra o que teriam sido os capítulos finais da Trilogia Espacial, a partir de uma nova viagem a Malacandra). Agora nesta SEMANA LEWIS, a EAT rende homenagem ao seu mestre humano maior, pegando carona na brilhante criatividade do irmão Romilson e tendo a honra de apresentá-la a todos os seus alunos e amigos leitores. Romilson expôs sua obra num site de “amantes da ficção” (não necessariamente lewisiana) e por isso segue ali uma boa oportunidade de conhecer o nível e o quilate da literatura ficcional brasileira. Para conhecê-la e se deliciar com a saudade de Nárnia, pedimos a todos que cliquem NESTE link. Muito obrigado, e boa Semana Lewis a todos.

3 comentários:

  1. Prezados Narnianos,

    Como é bom saber que o poder criativo do nosso amado Jack ainda inspira muita gente... Parabéns ao EAT pelo link estabelecido e homenagem à Semana C.S. Lewis!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por nos dar a honra de sua leitura, Gabi. De fato, a história narrada por Lewis é um "prato cheio" para quem tem uma mente criativa e um coração "crédulo", à moda dos velhos narnianos. Valeu. Ótimo "weekend pós-Lewis"... Rsss...

    ResponderExcluir
  3. Para quem ainda não viu, CS Lewis é citado no filme "Deus não está morto"

    ResponderExcluir