SALA DE LEITURA DA EAT

SALA DE LEITURA DA EAT
Vê-se CS Lewis no Quadro Central, ladeado por seus livros, o Busto de MacDonald à direita e a "Vela do Saber" acesa.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Padre Dourado: um homem de fé digno de ser imitado


ESTIVE com o Padre Dourado algumas semanas antes de sua morte*, e fui recebido como foi o filho pródigo, por um pai amorosíssimo e sapientíssimo, cuidando de seu filho perdido e arrependido. Fui o foco de sua oração especial de cura e graça, da qual extraí grande parte de minha segurança atual.

Padre Dourado é uma dessas pessoas a quem os cristãos de todo mundo deveriam imitar, em sua leal e profunda imitação de Cristo. Ele era um servo de Deus capaz de se doar na sua consideração ao próximo, que jamais visava qualquer resultado a não ser uma real aproximação da alma aos cuidados de Deus, consciente de seu papel preponderante na evangelização que Deus cobra às almas sacerdotais. Ele foi exemplo de amigo, pai, mestre, companheiro e até guardião, quando lutava (secreta ou publicamente) pela resolução das reivindicações sociais de suas ovelhas, as quais conhecia muitas vezes na intimidade. Tive oportunidade até de vê-lo interceder por um senhor idoso que, por sua falta de apadrinhamento político, jamais poderia adquirir a terra que desejava para fazer a sua casa própria; bem como a intercessão, junto ao proprietário, um alemão bastante avaro, para que este vendesse um terreno para o mesmo propósito. Vi-o muitas vezes ajudar casais que já não conseguiam conviver sem brigas e mal testemunho, ora reaproximando-os, ora fazendo com eles psicoterapia de casais ao lado de Cristo. Enfim, seu passamento à glória também implica numa ausência insubstituível na seara do Senhor, à qual faltam tantos obreiros para a colheita divina.

A seguir informo o histórico de meu último encontro com “Pe. Joaquim”, como muitas vezes o chamávamos na amizade: Dia do encontro: 27/11/2013, às 17:30 horas, no confessionário da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes. Só alguns domingos depois o apresentei à Sra. Malu Valente após a missa dominical das 11:00h, em dezembro de 2013.

*Padre Dourado foi (e)levado à Glória em 23/03/2014, vítima de problemas renais, e está sepultado no cemitério PARQUE DA PAZ, quase 4 meses após o nosso encontro. Que Deus o tenha para sempre na Sua santíssima luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário