SALA DE LEITURA DA EAT

SALA DE LEITURA DA EAT
Vê-se CS Lewis no Quadro Central, ladeado por seus livros, o Busto de MacDonald à direita e a "Vela do Saber" acesa.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Está por vir uma enxurrada de padres???


O Papa Francisco diz que está estudando, ora sozinho, ora com cardeais, a questão da obrigatoriedade do celibato para padres na Igreja do Ocidente (na ortodoxa, padres podem casar-se). Eis AQUI uma notícia palpitante e alvissareira, cujo corolário é: “Vem aí uma enxurrada de padres!”... Porquanto se a Santa Mãe Igreja abolir a obrigatoriedade do celibato, eu mesmo, e nós mesmos (católicos casados na Igreja), iremos ser padres para ajudar na seara do Senhor. Assim sendo, vocês podem imaginar o vertiginoso aumento no número de padres? Podem sacar que isso incomodará profundamente o Protestantismo, que verá muita gente saindo de suas igrejas e muita gente não mais entrando, já que uma boa parcela de quem decide entregar-se aos cultos evangélicos não passa de católicos casados que não podem ser padres, e assim viram pastores!... Enfim, é o raiar de um lindo dia este que se apresenta para nós na hipótese de revisão da obrigatoriedade do celibato para padres. Todavia, por outro lado, é bom que se conheça, desde já, dentro dos aspectos ou razões da obrigatoriedade vigente (em vista da grande confusão que o tema suscita no mundo inteiro, sobretudo no meio da cristandade), aquilo que constitui, com exatidão bíblica, o grande motivo de a Santa Sé ter assumido e mantido o celibato. É o seguinte. Neste mundo corrompido e imoral, onde todas as relações humanas estão contaminadas pela perversão do instinto sexual, não existe nenhuma razão, no coração masculino, para negar uma concessão à sensualidade e à intimidade da mulher, a qual está em posição de domínio em todas as circunstâncias sociais, pelo atual culto ao corpo e pela virtual entronização do sexo como maior veículo de felicidade na Terra. Do jeito que as coisas estão, a sedução erótica da mulher vence todos os jogos e domina todos os espaços, deixando a rejeição ao sexo como coisa idiota ou doentia, e assim o sexo vai ganhando cada vez mais espaço, poder e voz. Logo, qualquer que seja o homem atual que rejeite o sexo, será tido por lunático, doente ou coisa pior, e a rejeição a uma mulher é simplesmente impensável. É aqui que entra o celibato, como único instrumento espiritual de rejeição à sedução feminina, capaz de dar à mulher a seguinte resposta: “ora, você é linda e sensual e quer transar comigo, mas eu ainda assim te rejeito porque jamais negarei a minha promessa de castidade feita ao próprio Deus!”. Esta é a única resposta que só um celibatário pode dar, sem parecer maricas, idiota ou psicótico. Louve-se portanto, aos verdadeiros padres que, vencendo toda a fraqueza da carne, puderam e podem se manter íntegros, negando a qualquer mulher o espaço para a presunção de se achar irresistível.


2 comentários:

  1. Eu sou favorável ao Celibato. Acompanhei bem de perto a vida de um amigo que é pastor evangélico e vi as dificuldades de ele se dedicar totalmente à igreja por problemas familiares. Eu mesmo que só possuo um filho, sei que os problemas do dia a dia impediriam uma entrega ao Serviço sacerdotal, e não creio que nenhum católico que prentenda ser padre vá ser pastor protestante por causa do celibato, pois a Igreja oferece outras formas de Servir á Deus e à Igreja como casado. Nem mesmo a idéia de que um padre casado estaria livre de tentações sexuais é verdadeira, pois conheço, conheço mesmo, pastores casados que são adúlteros ou que já cometeram adultério.

    ResponderExcluir
  2. Valeu irmão, como sempre. Também vejo o celibato como uma obra de Deus, e vejo nele aquele TRUNFO PERFEITO que é a possibilidade de um "MACHO" DE VERDADE (um padre verdadeiramente santo) poder dar um NÃO para uma linda mulher que se acha irresistível, um NÃO com o poder de Deus e a Razão ao seu lado. Uma resposta que arrasa qualquer mulher modernóide manipulada pela Rede Globo e pelo diabo. É isso. Todavia, querido, quando ouvi de um certo Joaquim (apelidado "Kinkas") a resposta de um revoltado como o "ex-padre" Aníbal, cheio de ódio contra a Santa Sé, dizendo que o celibato foi uma das razões que levou em conta na decisão de deixar a I.C.A.R. para entrar numa outra denominação, entendi que anular a obrigatoriedade do celibato traria o benefício incalculável de reaproximar aqueles católicos (e são muitos, no mundo todo) cujo casamento lhes impediu de serem padres e não queriam ser diáconos. Quando fiz o Seminário da Arquidiocese, conheci pelo menos uns 30 colegas da chamada "igreja brasileira" que diziam que "voltariam" para a Santa Sé, se a nossa Igreja os pudesse aceitar como casados (procure o Movimento "Padres Casados" no Google e terá surpresas na postagem das cartas de leitores). Enfim, é uma ótima possibilidade para o Papa pensar, e ele já o está fazendo pensando nisso mesmo, nesse outro tipo de "irmãos separados". Finalmente, adorei sua sacada genial, quando se lembrou que até pastores bem casados podem ser vítimas daquela "modernóide" que se acha irresistível, e pior, eles não têm o celibato para contra-argumentar! Tss-tss...

    ResponderExcluir