SALA DE LEITURA DA EAT

SALA DE LEITURA DA EAT
Vê-se CS Lewis no Quadro Central, ladeado por seus livros, o Busto de MacDonald à direita e a "Vela do Saber" acesa.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A Prova de Tudo: 40 anos no deserto

Uma grande lição de vida nos dá Bear Grylls, todas as vezes que assistimos aos episódios da sua sensacional série “A Prova de Tudo”, e os espectadores cansados de novelas deveriam atentar para isso.

Se estivesse em carne e osso tridimensional, CS Lewis seria, certamente, um fã da série “A PROVA DE TUDO”, do Canal Discovery ou da Record News, e há boas razões para isso. O aventureiro, escritor, biólogo, botânico e montanhista britânico, chefe dos escoteiros ingleses e ex-integrante do Serviço Aéreo Especial (SAS) do 21º SAS Regiment (Artists Rifles – força especial do exército territorial das Forças Armadas do Reino Unido), EDWARD MICHAEL GRYLLS, tem todo o espírito dos heróis narnianos e ama a vida selvagem quase tanto quanto a amava Lewis, autor das Crônicas de Nárnia. Em suas espetaculares aventuras (todas feitas de propósito para ao final explicar como um homem comum, um de nós, sairia vivo de uma situação desesperadora) ele não poupa esforços para ir até onde sua saúde física e mental agüentam, dando ao espectador a certeza de que, se não souber todas as técnicas de sobrevivência, é melhor não se arriscar a fazer incursões por lugares desconhecidos, ou a fechar atrás de si uma porta pela qual venha a se arrepender depois. Para nós sensatos – por assim dizer – que ficamos sempre em casa na segurança e conforto do nosso lar, é muito fácil falar que fez isso ou aquilo em termos de aventuras, mas a verdade é que sem uma boa dose de risco calculado, ninguém jamais fez uma Aventura com “A” maiúsculo, como algumas que Lewis narrou (ER, Lúcia, Gilda, Riliano, Rippi, etc.), e o resto é só passeio.

Houve mesmo momentos mostrados em “A Prova de Tudo” onde aventureiros, como os 4 do filme “A Bruxa de Blair”, se sentiriam extremamente frustrados com sua desventura, não tivessem eles sucumbido em sua busca por uma prova para suas (des)crenças [um dia todos os descrentes certamente morrerão abocanhados pelo monstro em que não creram]. Por outro lado, os judeus devem gostar muito do seriado por se lembrarem, com ele, do quanto foi necessário uma prodigiosa ajuda de Deus para a sobrevivência de seu povo no deserto, durante 40 anos, sem a qual Israel jamais teria chegado a lugar nenhum e seria hoje apenas lembrança de um povo comido por abutres. É claro que muitos alegam que a série é boba porque Grylls está sempre acompanhado de seu cinegrafista. Sim, é verdade, mas como ele poderia filmar aquilo tudo? Ora, se há alguém com ele, este alguém deve ser tão bom quanto ele, ou no mínimo, um bom aluno dele. Por tudo isso, a EAT vem recomendar a cada um de seus alunos, amigos e visitantes que criem o costume de ligar sua TV no Canal Record News, aos sábados, 19:00hs, para ver o Sr. Bear Grylls dar uma magistral “aula de tudo” (porque “sobreviver é tudo”, como dizem os soldados no front), ou então no Canal pago “Discovery*”, terças-feiras, às 21h e aos sábados, às 11h. No título deste post segue link para esta opção*.

Nenhum comentário:

Postar um comentário