SALA DE LEITURA DA EAT

SALA DE LEITURA DA EAT
Vê-se CS Lewis no Quadro Central, ladeado por seus livros, o Busto de MacDonald à direita e a "Vela do Saber" acesa.

terça-feira, 12 de março de 2013

Comentários curtos para quatro notícias recentes


1a) A busca pela fama é um desastre colossal: A sociedade moderna se caracteriza pela busca a qualquer custo, seja pelo poder, pela fama, pelo prazer ou pelo dinheiro. A busca do poder a qualquer custo criou a indústria do voto e a venda das consciências; a busca da fama criou a incongruência do juízo social invertido, porque no mundo moderno é preciso ser famoso para ser bom (antigamente era preciso ser bom para ser famoso); a busca pelo prazer criou a falsa liberdade feminina e recrudesceu o machismo da exploração sexual, não distinguindo mais uma mulher decente de uma profana; e a busca pelo dinheiro levou à total ausência da piedade, quando se vende até veneno como remédio e alimento para crianças (as drogas, sobretudo quando vendidas a menores). Todavia, para os cristãos genuínos, a fama é o oposto do que deve ser buscado pela alma resgatada por Jesus, como um corolário natural da humildade de Cristo.
2a) Cientista conecta cérebros de ratos a grande distância: Eis aí uma prova de que nossa mente não se constitui em ser apenas o que nosso cérebro é. E também uma prova de que o espírito é muito maior do que a mente. Com todos os riscos que uma boa notícia dessas implica para o futuro do Planeta (conquanto um futuro ditador hitleriano poderia usar tal tecnologia como uma arma letal de domínio global do ser humano), o que ressalta aos olhos de nós cristãos é justamente o fato de que a Verdade Bíblica não pode ser evitada pela Ciência, embora muitos cientistas teimem em negá-la. A Verdade em apreço dá conta de que é possível existir uma conexão espiritual entre as mentes, e assim os registros da Revelação que contam acerca de profecias e comunicações “telepáticas” (bem como de nossas orações silenciosas com Deus, anjos e santos) são a mais pura realidade, e este episódio com os ratinhos nada mais é que a ponta do iceberg que um dia, quem sabe, nos apresentará em pessoa, o verdadeiro e corajoso Ripichipi, falante feito o homem-da-cobra... (Rsss)...
3a) Um sentido defendido por esta Escola é de fato verdadeiro: esta Escola de Aprofundamento Teológico sempre defendeu que a noção de Advento (época do Nascimento de Cristo para os católicos) tinha tudo a ver com a idéia da Parusia (2a vinda de Cristo), e que por isso muitas homenagens do Natal e muitas músicas natalinas poderiam e deveriam ser utilizadas como instrumentos de pregação da segunda vinda de Jesus, como estímulo sagrado para o reforço da esperança de vida eterna. Isto posto, esta Escola divulga agora um texto-trecho de uma palavra papal acerca do assunto, com toda a honra que ela merece: “Podemos tomar como ponto de partida a palavra «Advento»; este termo não significa «espera», como poderia se supor, mas é a tradução da palavra grega parusia, que significa «presença», ou melhor, «chegada», quer dizer, presença começada. (…) Advento significa presença de Deus já começada, mas também apenas começada. Isto implica que o cristão não olha somente o que já foi e o que aconteceu, como também ao que está por vir. Em meio a todas as desgraças do mundo, tem a certeza de que a semente de luz segue crescendo oculta, até que um dia o bem triunfará definitivamente e tudo lhe estará submetido: no dia em que Cristo retorne. Sabe que a presença de Deus, que acaba de começar, será um dia presença total. E esta certeza o faz livre (...)»”. FONTE: RATZINGER, Joseph, “Sentido do advento”: http//www.acidigital.com/fiestas/advento/sentido.htm, acesso: 01-12-2012.
4a) Outro site cristão cita matéria da EAT: Por favor confiram clicando no link do enunciado, e vejam que se trata de mais um BLOG reformado a reconhecer, nos nossos mestres, pastores e diretores, uma oportuna contribuição ao pensamento cristão conforme Lewis nos ensinou. Ficamos felizes por mais esta deferência e escolha de uma matéria nossa, ao tempo em que pedimos aos nossos alunos, amigos e visitantes que também visitem o blog “Tatuado no Coração”, porquanto ali estão em missão outros irmãos corajosos de fé e oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário