SALA DE LEITURA DA EAT

SALA DE LEITURA DA EAT
Vê-se CS Lewis no Quadro Central, ladeado por seus livros, o Busto de MacDonald à direita e a "Vela do Saber" acesa.

sábado, 1 de março de 2014

O número PHI prova os sinais vivos do “estilo divino”


Ao longo de seus livros, sejam ficcionais ou não, CS Lewis mostrou a sua vívida convicção na obra da criação divina por apontar, com sua lógica irrefutável, os sinais que Deus deixou, às vezes até “involuntariamente” (por não poder evitar a marca indelével de seu próprio “eu”), de seu “estilo autoral”, os quais se constituem numa das mais seguras provas da Sua inteligência criadora, ora com traços de um Pai amoroso, ora de um arquiteto, ora de um pintor, etc. E assim, no aspecto matemático (que Lewis também mencionou em “Mere Christianity”), o estilo de Deus marcou definitivamente toda a obra da Criação, e um olhar mais atento descobrirá, pasmo, a insistência de números recorrentes e perfeitamente coincidentes, como se o Criador tivesse usado uma chave para abrir todas as fontes de imaginação que possibilitaram seu ímpeto criativo. Um exemplo disso é o PHI, também chamado “número de ouro” ou “proporção áurea”, cuja descrição segue expressa NESTE link, com algumas citações abaixo. Finalmente, toda a cristandade deveria dar mais atenção aos sinais indisfarçáveis da mão de Deus em tudo o que criou, e a partir deles conduzir sua homilética, pois desta forma os pregadores “matariam dois coelhos de uma só cajadada”: salvariam almas e desintegrariam o ateísmo mundial, atualmente o maior inimigo do Cristianismo. Olho vivo... Seguem exemplos vivos...

- Todos nós sabemos que nas populações de abelhas, o número de fêmeas é sempre superior ao de machos, certo?
Mas o que pouca gente sabe é que, em qualquer colmeia do mundo, se dividirmos o número de fêmeas pelo de machos, obteremos sempre o mesmo número: 1,618. PHI.

- Outro fato impressionante envolvendo o PHI é a anatomia humana. Leonardo Da Vinci sempre foi um grande estudioso da anatomia humana. Sabe-se que ele chegou a exumar dezenas de corpos para estudar as proporções do corpo humano. Depois de anos de estudo, Leonardo nos deu a maior contribuição para o conhecimento sobre anatomia da história: "O HOMEM VITRUVIANO". O Homem Vitruviano é considerado até hoje a reprodução perfeita da anatomia humana. Mas você sabe o que Da Vinci descobriu em seus estudos para criar tal reprodução? Descobriu que a anatomia do corpo humano respeita a mesma proporção, sempre o mesmo número: PHI. Veja:

- Se você dividir a distância do seu umbigo até a base dos pés pela distância do joelho até a base dos pés, vai obter PHI.
- Se dividir a distância do topo da sua cabeça até a base dos pés pela distância do umbigo até a base dos pés, vai obter PHI.
- Se dividir a distância do seu ombro até a ponta dos dedos pela distância do cotovelo até a ponta dos dedos, vai obter PHI.

E por aí vai... PHI, PHI, PHI... Finalmente, fica uma pergunta poética: “Não seria o PHI uma nota musical de uma grande ária de louvor tocada em todo o universo por uma gigantesca orquestra de anjos?”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário