SALA DE LEITURA DA EAT

SALA DE LEITURA DA EAT
Vê-se CS Lewis no Quadro Central, ladeado por seus livros, o Busto de MacDonald à direita e a "Vela do Saber" acesa.

terça-feira, 27 de novembro de 2018

SEMANA LEWIS 2018 – Aslam está presente em tudo exatamente como Deus

O Verdadeiro “rei-Leão” que Lewis nos apresentou nas “Crônicas de Nárnia”, está presente em tudo, ou em todos os lugares, tal como o Salmo 139 descreve a onipresença do Criador. E não é possível “ler” Aslam sem este viés, do contrário a “mitologia” das “Crônicas de Nárnia” fica prejudicada, e a Teologia Cristã adulterada. E assim, oferecendo-nos este meandro de pensamento, Lewis nos abre a porteira da Verdade transcendental de suas inspirações literárias, deixando claro para o leitor cristão que está diante de um escritor no espírito dos apóstolos, ou no quilate dos autores canônicos. De posse desta verdade “lewisiana”, nossos olhos se abrem para onde Lewis aponta sua inspiração, e passamos e enxergar Lewis em toda parte, obviamente, não o homem CS Lewis, mas os sinais das verdades por ele transmitidas, bem como suas descobertas, suas personagens e até suas interjeições. Por exemplo: nas ‘Crônicas’, Lewis nos apresenta um oceano – ou os oceanos – de Nárnia com todo o seu esplendor, sobretudo nas viagens do outro “Esplendor” (o maravilhoso “barco-pirata” de “Viagem do Peregrino da Alvorada”, chamado “Esplendor Hialino” - V. figura ao lado: clique para ampliar), 

e naqueles mares ele não se furta a adicionar antigas personagens das lendas terrestres, como as sereias e os tritões. Amante inveterado de folclores, lendas e enigmas, Jack colore suas narrativas com as cores encantadoras das crianças ou que encantam crianças, e deixa entrever que os antigos “rumores marujos” acerca de sereias pode não ser tão folclórico assim, dando terreno para que seus leitores amadurecidos pesquisem noutras fontes sobre “estranhas aparições”, não excluindo nem mesmo a ciência cética da pós modernidade. De fato, há razões para crer que muito daquilo que a Humanidade chama de “lenda”, pode na verdade esconder uma realidade perdida na noite dos tempos, quando o Criador de nosso planeta, pensando em proteger tais criaturas, as afastou para dimensões ainda ocultas do nosso atual estágio tecnológico, cuja “calmaria” pode estar com os dias contados (como Lewis revelou ao longo das Crônicas e da Trilogia), quando a Ciência descobrir um verdadeiro “stargate” nos subterrâneos do “Colisor de Hádrons”. Neste mister, há um documentário sensacional para dar início a uma boa pesquisa neste rumo (Clique AQUI: infelizmente está em inglês) e ali ficamos sabendo que a inteligência dos golfinhos foi ‘estimulada’ por ensinamento direto de uma “lenda viva habitante dos mares”! 
Hoje os golfinhos parecem retribuir o ensinamento, apontando cardumes para pescadores e vice-versa. Enfim, encontramos uma estranhíssima figura na Internet onde Aslam parece ser o verdadeiro mestre das sereias, ensinando a elas como escapar da sanha exploratória da Ciência, ao mesmo tempo que pode indicar que Ele desce ao mais profundo do abismo para salvar uma alma que estava se “afogando”! Neste caso, é o leitor quem escolhe qual das duas versões lhe agrada mais. Mas ambas agradam Lewis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário