SALA DE LEITURA DA EAT

SALA DE LEITURA DA EAT
Vê-se CS Lewis no Quadro Central, ladeado por seus livros, o Busto de MacDonald à direita e a "Vela do Saber" acesa.

Lewisianismo

O LEMA BÍBLICO DA EAT, OU O VERSÍCULO QUE ADOTAMOS COMO SÍMBOLO DA MISSÃO DESTA ESCOLA, É DE FÁCIL MEMORIZAÇÃO E PODE SER REGISTRADO ASSIM: 222 Timóteo. ISTO É: Segunda Carta de Paulo a Timóteo, capítulo dois, versículo dois. A referência exata seria II Tm 2:2, e o trecho diz o seguinte: "E o que de minha parte ouviste, através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros" (versão SBB, Revista e Atualizada, 1969, RJ).

Assim sendo, o Lewisianismo assume as seguintes missões derivadas de seu lema:


1. DEUS MANDA PREGAR MISTÉRIOS

Ler isso no Salmo 78,1-4

A passagem é impressionante. Manda que ensinemos mistérios antigos (exemplos de mistérios antigos: Atlântida, Lemúria, Morte dos dinossauros, Panspermia alienígena, deuses astronautas, licantropia, criptozoologia, etc.) e ainda diz que seus pais e avós jamais esconderam tais coisas de suas gerações, e que isto era ensinamento edificante no passado...

2. JESUS MANDA PREGAR MISTÉRIOS EM LINGUAGEM QUE SÓ CRISTÃOS ESCOLHIDOS ENTENDERIAM

Ler isso em Mateus 13,10-17

A passagem é crucial. O Lewisianismo verdadeiro (ou PURISTA), não pode prescindir de ensinar os mistérios da Terra e do Céu,uma vez que sem tal ensinamento todo o Cristianismo pode sucumbir pelo marasmo e superficialidade das pregações pós-modernas, as quais, infelizmente, abundam tanto dentro quanto fora das igrejas. É por isso que temos uma área reservada à Ufologia, à Criptozoologia, à Escatologia, à Fantasmologia e outros mistérios do tipo, não apenas porque Lewis tocou nesses assuntos, mas porque sem eles muitas perguntas dos cristãos ficarão sem respostas.

3. A PRÓPRIA PALAVRA DE DEUS NÃO ESTÁ "AMORDAÇADA", I.E., TAPADA A SUA BOCA, E POR ISSO FALA ABERTAMENTE, COMO SE TIVESSE "LÍNGUA-SOLTA"

Ler isso em II Timóteo 2,9b

A passagem é fundamental. Sem ela, os crentes de todas as igrejas tenderão a acreditar que a Bíblia "esconde" certas coisas, ou que certos mistérios não devem ser ensinados. Usarão inclusive textos decorebas contra tal verdade, como aquele de Deuteronômio 29:29, esquecendo-se de que até o Velho Testamento afirma que o Senhor de fato nos anunciará "coisas grandes e ocultas, que não sabes" (Jeremias 33,3).

4. EM JOÃO, ATÉ CRENTES ESTÃO IMPLICADOS PELAS PALAVRAS DE JESUS!

Ler isso em João 3,12

Não se vê tal verdade assim, diretamente. Pois os crentes dirão que, se Jesus falava para um "não-salvo" como Nicodemos, então é porque não se refere a crentes. Todavia, no entanto, ao travarmos contato com os crentes, vemos que eles de fato NÃO CREEM, como supostamente deveriam fazer pelo nome que se autobatizam. E então, em que não creem? Não creem em discos voadores, fantasmas, elementais e tudo aquilo que Deus deixou "em formato de enigma", como disse Luiz Carlos Lisboa (ver tópico 2 acima).

5. JESUS DISSE QUE UM DIA NOS REVELARIA COISAS (certamente nas vésperas da Parusia) QUE OS CRISTÃOS DE SUA ÉPOCA NÃO SUPORTARIAM OUVIR

Ler isso em João 16,12

Isto é terrível e decisivo. Decisivo até o extremo, pois aponta diretamente para a diferença gigantesca que existe entre os crentes comuns e os lewisianos puristas. Se Jesus disse que NÃO CONTOU TUDO aos seus próprios apóstolos (que valem muito mais do que qualquer um de nós modernos!) e se ainda prometeu que contaria aos que nasceriam no futuro (talvez nós? Talvez os lewisianos?), então por que não assumir a crença salutar de que Ele faria revelações preciosas e inéditas por meio de Lewis? Eis então que Lewis é a resposta para Jo 16,12.

Agora sim podemos ver o tamanho do prejuízo espiritual que a modernidade trouxe para a evolução da Humanidade e para o Cristianismo de um modo geral, pois construiu almas fracas e necessitadas de leite espiritual, e jamais recebendo alimento sólido. A lamentar, sim, até a Volta do Senhor! (A Direção).